A energia que vem do sono
Profissionais 3.0,
Dormir bem faz parte de uma rotina ideal e saudável e dormir bem nem sempre significa dormir muito. Como todas as nossas necessidades fisiológicas e orgânicas cada pessoa reage de uma maneira específica ao sono. Há pessoas quem conseguem repor energia com 5 ou 6 horas de sono. Outras necessitam de pelo menos 7 horas.
O mais importante é entender os benefícios que o sono tranqüilo e regular traz. Por exemplo, para as crianças dormir bem ativa a produção do hormônio do crescimento e melhora a qualidade de vida dos pequeninos. Para os maiores, um sono bom diminui a produção do cortisol, que é o hormônio do estresse.
Dormir com qualidade ajuda no enrijecimento dos músculos e na renovação da pele, além de ajudar a controlar o peso. Inúmeros são os benefícios, porém se você é do tipo que adora uma balada ou não perde um happy hour por nada, cuidado! Se esses encontros começam a ser tornar freqüentes, você deve se policiar, pois uma noite de sono mal dormida não se recupera com facilidade.
Um dos problemas que podem surgir em relação ao sono é a famigerada insônia. As causas dependem de cada pessoa. Muitos casos de insônia podem resultar de hábitos alimentares como ingestão de alimentos ou bebidas com cafeína. No entanto as causas também podem ser emocionais. De qualquer forma os distúrbios do sono devem ser diagnosticados por um médico especialista.
Evite, ainda, passar muitas horas em frente à televisão ou estudar de madrugada. Seu raciocínio fica mais lento e você perde horas preciosas de seu sono. Não esqueça que seu sono quando bem aproveitado traz energias necessárias para você passar com qualidade o seu dia.
Por Marcela Conceição