Blog

O risco de não assumir riscos

Olá, mundo!

Você já pensou o quanto você perde profissionalmente por medo de assumir riscos? Pode ser uma grande oportunidade de emprego, pode ser um projeto, enfim, o medo de assumir determinados riscos pode privar grandes profissionais de realizarem grandes trabalhos. Por que isso ocorre?

A primeira explicação para este fato é a visão que se tem do fracasso. Quando falo da visão, me refiro às pessoas de modo geral, considerando uma característica da personalidade do brasileiro. Brasileiro não sabe perder e, geralmente, faz disso uma piada.

O fracasso ainda é muito mal interpretado e, muitas vezes, leva uma pessoa a desistir de recomeçar e fazer o que é necessário. O fracasso é uma conseqüência de uma ação e ensina muito mais do que o sucesso, pois permite que você analise uma situação-problema com mais atenção.

Por outro lado, deixar de arriscar um grande negócio por receio do insucesso pode ser um tiro no pé. Grandes líderes e cientistas fracassaram incontáveis vezes até chegar a uma grande descoberta. Thomas Edison fracasso centenas de vezes até acertar e inventar a lâmpada.

Agir de maneira preventiva não significa privar-se de tomar determinadas decisões. Todo risco deve ser calculado, ou do contrário toda mudança seria catastrófica. Ser ousado e arriscar de maneira segura é o mesmo que ser estratégico e verificar os pontos positivos e negativos que vêm junto com a nova situação.

Depois de avaliar a situação e constatar o que realmente vale mais a pena você pode dar um passo e tomar sua tão temida decisão. E com certeza, uma decisão segura e respaldada tem muito mais chances de dar certo do que deixar de tomar uma atitude por medo de conseqüências não previstas.

Por Marcela Conceição

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021