2010: Planos para a sua carreira
Olá, mundo!
Último dia do mês de novembro e, como sabemos que o mês de dezembro resume-se a preparativos natalinos e à retrospectiva do ano que acaba, é importante pensar no que fazer para tornar o seu ano de 2010 próspero, bem-sucedido e produtivo para a sua carreira.
Aproveite o mês de dezembro para fazer um verdadeiro balanço de sua vida, de seus projetos pessoais e, especialmente, os profissionais, além de pensar novas maneiras de conduzir sua carreira e desenvolver suas atividades no ano que vai começar.
Aqui você confere algumas sugestões de como preparar seu planejamento para 2010:
- Liste todos os projetos que estavam previstos para 2009, quando 2008 estava terminando;
- Separe os que você não conseguiu iniciar ou concluir em 2009 e escolha aqueles que ainda serão interessantes para 2010;
- Junte a eles os projetos que você quer realizar em 2010 e numere-os por prioridade e categorias;
- Por exemplo, como categorias você pode dividir em “Financeiro” (Investimentos, Aplicações etc), “Viagens” (Lugares e Períodos onde pretende passar em cada lugar), “Eventos” (Congressos e eventos relacionados à sua profissão) e “Patrimônio” (aquisição de automóveis e imóveis);
- E, por fim, imponha prazos para a realização de cada plano, de cada meta de seu planejamento, respeitando sempre suas condições temporais, físicas, psicológicas e financeiras para realizar cada uma.
Não deixe de aproveitar o último mês do ano para pôr os pingos nos “is” em sua vida e alavancar de vez sua carreira em 2010. Todo sucesso é resultado de muito trabalho e todo trabalho bem feito depende um bom planejamento. Mãos à obra!
Por Marcela Conceição
De fato, não há muito a completar. Se há uma coisa que aprendemos bem foi que sem planejamento, nada acontece. Mas como forma de contribuição, gostaria de reforçar que estes planos não devem ser feitos em dezembro e engavetados no ano seguinte. É importante que os tenhamos em nossas agendas, em nossas mesas de cabeceiras e em nossos calendários de parede, para que não sejam apenas “promessas de Ano Novo” e, ao os relermos, reforcemos em nós mesmos o estímulo de realizá-los. Bom trabalho, Marcela 🙂
Tens razão, Jorge! O mês de dezembro fica como sugestão para os retardatários, mas como todo bom planejamento, o ideal é iniciar seu planejamento muitos meses antes ou, ainda, ao longo dos meses do ano.
E o mais importante é empenhar-se para realizar as metas colocadas, pois mesmo que você tenha o melhor planejamento do mundo e seja uma pessoa extremamente organizada, nada progredirá sem dedicação e empenho por sua parte.
Então, um ano de 2010 de muita motivação, fé, força e trabalho!