Guia Melhores MBAs 2009
Olá, profissionais 3.0!
Embora muitas empresas tenham reduzido o subsídio destinado à educação corporativa de seus colaboradores, o índice de profissionais que freqüentam cursos de MBA no Brasil tem aumentado.
De acordo com a décima edição do Guia Você S/A dos Melhores MBAs, o número de profissionais que custeiam o próprio curso aumentou de 55% para 57%, porém em contrapartida o subsídio integral que as empresas utilizavam para pagar o MBA do colaborador caiu de 32% para 13% em 2009.
O Guia Melhores MBAs da Revista Você S/A foi concluído com base em uma pesquisa realizada com 7.329 alunos de instituições de educação corporativa em 21 cidades das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.
Com o resultado da pesquisa é possível analisar os prós e contras de fazer um MBA com ou sem subsídio da empresa, pois para 58% dos entrevistados a remuneração após o curso aumentou e a promoção veio para 14%. Mas realizar um curso de MBA, antes de mais nada, depende muito do que o profissional almeja para sua carreira.
Se você deseja ocupar cargos de nível gerencial e estratégico na organização, vale a pena investir, ainda que com recursos próprio. Entretanto, se você possui pretensões diferentes, avalie bem esta possibilidade.
De qualquer maneira educação corporativa é sempre um assunto importante e ajuda no desenvolvimento da carreira. Pense no tema e não deixe de ler a pesquisa.
Por Marcela Conceição