A carreira de quem decide mudar
Caros Profissionais,
Você já pensou uma vez sequer em mudar de emprego? Se sua resposta foi sim, prepare-se, pois hoje o assunto é sobre a mudança na carreira. Toda mudança assusta e traz um pouco de medo. Medo de errar na opção, medo de não conseguir sucesso, medo dos desafios que virão e das pessoas.
O chamado Profissional 3.0 é alguém motivado por movimentações e dinamismo na carreira e nas atividades que desempenha, porém nem todo mundo tem coragem de mudar e nem todos têm certeza do que querem e para onde querem mudar.
Há profissionais decididos a mudar de área dentro da empresa, outros querem mudar de empresa e, alguns, decidem até mudar de área de atuação e recomeçar a vida profissional do zero. Esta é uma atitude ousada, corajosa e que faz parte do perfil de profissionais que esperam mais de sua profissão.
Antes de qualquer decisão, é necessário que o profissional busque compreender o motivo pelo qual deseja mudar. Melhor mesmo é se conhecer, procurar dentro de si razões que justifiquem o desejo de transição. Às vezes o motivo pode ser financeiro, social, político, pessoal ou simplesmente espontâneo.
Aos que decidem encarar uma nova fase de sua carreira passando por um período de transição, a boa notícia é que as organizações atualmente gostam de analisar as experiências profissionais antes de contratá-los. Essa é uma maneira de observar como o funcionário se comporta em determinadas situações.
Não se esqueça que, além dos benefícios que a mudança pode proporcionar a você é de extrema relevância que você reflita sobre os riscos de uma mudança sem planejamento. Querer evoluir profissionalmente exige que você seja planejado, organizado e tenha controle de sua própria vida.
Com o ritmo do mundo nos dias de hoje mudar é preciso, não é uma atitude restrita a alguns. A mudança na carreira faz parte do crescimento profissional e abre caminho para outros profissionais crescerem também.
Por Marcela Conceição