Agora só vale se for poliglota
Olá, Profissionais!
Globalização 3.0. Marketing 3.0. Profissional 3.0. Não se assuste, já é hora de você se tornar 3.0 também. Foi-se o tempo em que a língua inglesa era artigo de luxo no currículo e que falar fluentemente era raridade no mercado de trabalho. A Língua Inglesa é requisito prévio de todas as vagas a cargos executivos ou cargos intermediários e elevados em empresas multinacionais.
Aos que pensam que na empresa pública esta habilidade não é fundamental, enganam-se. Os idiomas estrangeiros são nosso mais necessário e prazeroso passaporte para o desenvolvimento na carreira nessa era da globalização 3.0. Estudar mais de um idioma estrangeiro abre oportunidades de conhecer realidades e culturas distintas à nossa. Tal experiência sensibiliza nosso senso de humanidade e firma nosso compromisso como cidadãos, desta vez do mundo.
Não pare de estudar idiomas, priorize-os enquanto você estiver cursando universidade, pois depois o tempo ficará relativamente mais curto e isso pode prejudicar. Mas é apenas uma sugestão. O importante é manter a regularidade e nunca deixar de investir em idiomas.
As empresas se comunicam com organizações e entidades de outros países o tempo inteiro e ter uma equipe com a habilidade em idiomas estrangeiros é certeza de dinamismo nas atividades e possibilidades de negócios bem-sucedidos.
Além do conhecimento lingüístico e gramático nos idiomas estrangeiros, é essencial compreender os pormenores da cultura dos países onde a língua, que está sendo objeto de estudo e pesquisa, é falada. Da mesma forma que nos sentimos honrados quando ouvimos um estrangeiro falar e agir de maneira respeitosa aos limites de nossa própria cultura, devemos ser sensíveis à situação do outro também.
Uma língua é bem mais que um código no processo de comunicação, é a representação completa da identidade de um povo, de uma nação. Se quisermos efetivamente ingressar nesta realidade, devemos compreender muito bem este conceito.
Por Marcela Conceição
Marcela, boa noite!
Belo texto!
Parabéns por “alerta” a todos nós sobre a importância de, não só aprender outro idioma, mas de também conhecer a cultura do país. Respeito é bom e todo mundo gosta!
Valeu!
Erick
Força Sempre!
Erick,
que satisfação receber sua visita e seu comentário no site! Obrigada por reforçar a idéia do texto. Realmente me preocupo muito com a questão cultural, que é baseada no respeito às diferenças.
Idiomas são ricos e desafiadores, porém o desafio de mergulhar na cultura de outros países é muito grande. Com certeza saímos mais ricos que antes e enriquecemos um pouco o lugar e a vida das pessoas que, por nós, passaram.
Um abraço,
Marcela Conceição