Aprendiz de pesquisador
Olá, mundo!
Faz parte da vida de qualquer estudante universitário (ou pelo menos de qualquer um que pretenda explorar mais o universo acadêmico) o aprendizado da metodologia científica e a produção de conteúdo. A primeira experiência neste contexto é a produção de artigos científicos.
Mas para qualquer aprendiz de pesquisador é muito complexo entender a melhor forma de começar, que linguagem utilizar e o quanto escrever sobre determinado assunto. A melhor forma de iniciar um artigo científico é saber exatamente o foco que você quer dar em seu assunto. Todavia, se ainda assim for difícil começar, você pode aproveitar as dicas abaixo para dar o pontapé inicial em sua vida acadêmica:
- Responder as perguntas mais básicas que comporão seu trabalho:
O quê? – O assunto que será abordado
Quem? – O sujeito da pesquisa
Para quê? – Os objetivos (geral e específicos)
Por quê? – Justificativa da importância de abordar o tema
Como? – Metodologia (em que técnica se baseia sua pesquisa e que ferramentas você utilizará)
Quando? – Cronograma de atividades que seu artigo exigirá e a previsão de organização de seu conteúdo
- Referencial Teórico – Iniciar uma sólida leitura a respeito do tema que você está pesquisando e sobre o qual pretende escrever um artigo. Buscar em autores renomados e importantes os conceitos necessários ao seu trabalho é um bom indicativo de sucesso;
- Escrever rascunhos – Esboçar com suas palavras suas primeiras impressões a respeito das leituras ajuda a desenvolver a habilidade de produção e facilita o processo de geração de conteúdo;
- Entrevistar profissionais da área – Conversar, formal ou informalmente, com profissionais ou professores especialistas no assunto que você quer abordar ajudará a criar a dimensão prática do tema. É como escrever sobre Empreendedorismo conversando com pessoas que criaram oportunidades de negócio;
- Leitura de mundo – Por fim, captar de cada experiência motivações para pesquisar e aprofundar-se no assunto desejado ajuda a ver o mundo, as pessoas e as situações com um olhar de pesquisador, característica fundamental para quem pretende seguir na carreira acadêmica.
Não é nada fácil escrever o primeiro artigo, mas depois que ele fica pronto, o segundo passa a ser mais bem aproveitado e prazeroso. Seguir uma linha de raciocínio e manter a disciplina ajudam a produzir conteúdo constantemente.
Por Marcela Conceição
Amanda,
é uma satisfação poder ajudá-la e orientá-la sobre os assunto que pesquiso. Estou desenvolvendo novos temas e um novo formato para o nosso podcast e tenha a certeza que contemplaremos os temas sugeridos por você, assim como por outros usuários do site.
Um abraço,
Marcela Conceição