Eleições 2010: venceu a internet
Olá, Eleitores!
Urnas apuradas, ânimos exaltados e muita ansiedade. Assim foram marcadas as eleições 2010 no Brasil. Com um cenário político estável e em clima de democratização
da informação, quem levou a melhor foi ela: a internet. Mais uma vez a ferramenta comprova seu poder de reunir pessoas de bases culturais, econômicas, sociais e ideológicas diferentes para debater de forma igualitária em um mesmo espaço.
O espaço virtual foi o protagonista nessas eleições, especialmente pela força das discussões e debates gerados durante a campanha eleitoral em redes sociais como o twitter, que elevou a níveis muito altos o diálogo sobre o próximo cenário da política nacional.
O interesse dos eleitores mais jovens pela mudança no desenho político no Brasil foi o fator determinante para a militância virtual que se estabeleceu no ciberespaço. A conquista de votos para a candidata do Partido Verde (PV) à Presidência da República, Marina Silva, adveio eminentemente da força e da voz de seus eleitores que a apoiaram em tempo real.
E no segundo turno mais emoções à vista. Agora chegou a hora de definir quem terá a responsabilidade de levar a nação a ser mais respeitada e mais reconhecida no mundo. Além disso, de quem será a responsabilidade de tornar a vida das pessoas melhor. Em linhas gerais, a internet permitiu o que há alguns anos atrás parecia impossível: promoveu um debate justo e igualitário, com mais de dois pontos de vista sobre eleições.
Este é um momento histórico para quem defende a liberdade de expressão, a livre discussão e o livre debate. A partir de agora ficará muito mais fácil confrontar idéias, compartilhá-las e defini-las.
Por Marcela Conceição