O Dia do Secretário
Olá, Secretários do Brasil!
Hoje eu peço licença aos prezados leitores deste site, mas não poderia deixar passar esta data em branco. Hoje é comemorado em todo o Brasil o Dia do Secretário, ou Dia do Profissional de Secretariado. E é bom deixar claro que a profissão não é exclusiva ao gênero feminino.
Cada ano que passa novas formas de ver e vivenciar a profissão são apresentadas ao mercado de trabalho e, geralmente, partem da ambiente acadêmico. O curso de graduação em Bacharelado em Secretariado Executivo é muito recente e ainda enfrenta resistência, tanto do meio acadêmico quanto do ambiente profissional.
No meio acadêmico, dos representantes dos cursos mais tradicionais, que não reconhecem a contribuição do curso para a pesquisa, o ensino e a extensão. No mercado de trabalho, de empresários e instituições que ainda não conseguem entender o papel do secretário executivo nas organizações.
Secretário Executivo se tornou cargo público, legitimado em 2008 pelo Governo Federal e suas atribuições estão relacionadas diretamente ao assessoramento de diretores e executivos. Hoje o profissional de secretariado é altamente requisitado pelos órgãos de governo e pela iniciativa privada, em virtude de seu conhecimento técnico na área e pela habilidade inerente de lidar com pessoas.
A era 3.0 da globalização trouxe uma responsabilidade sem igual ao profissional de secretariado que, por suas próprias atribuições, tem a cara da nova era e possui perfil arrojado e proativo para desempenhar seu trabalho com graça e competência onde quer que seja necessário.
Meu maior desejo dentro de minha profissão é ver o Secretariado Executivo conquistar cada vez mais espaço nos meios sociais e ser devidamente reconhecido e respeitado. Espero que a cada ano pessoas e organizações aprendam mais sobre esta profissão, tão antiga e ao mesmo tempo tão contemporânea.
A todos os meus queridos colegas de trabalho, que praticam todos os dias a ética e o amor por esta profissão, as minhas mais sinceras e calorosas felicitações!
Parabéns, Secretários Executivos!
Por Marcela Conceição