A hora da decisão
Olá, vestibulandos!
Estamos começando a temporada de provas de vestibular por todo o país. Esta época é marcada por agendamento de provas, escolhas de cursos que mais possuem afinidade com a sua personalidade e muito estudo e concentração. É comum, nos dias atuais, os candidatos ficarem em dúvida entre profissões e carreiras, portanto, o ideal é que a família, além de orientar, esteja presente para compartilhar experiências.
Muitos adolescentes, sem saber exatamente que carreira seguir, optam, entre outras profissões, pela carreira dos pais. Uns tendenciados pelos mesmos, outros por se espelharem nos pais. Independentemente da motivação, o mais importante é promover o autoconhecimento antes de tomar aquela que será a primeira decisão importante da vida.
Saber o que gosta, como gostaria de trabalhar e em que tipo de ambiente são perguntas que podem ser feitas ao vestibulando, a fim de ajudá-lo a esclarecer suas idéias rumo à escolha de sua profissão. É importante deixar que o jovem fique à vontade para pensar em que carreira seguir, e não reagir negativamente, caso a opção seja por um curso menos tradicional.
Direito, Medicina, Engenharia são, geralmente, os cursos preferidos pelos pais e isso pode causar problemas para o adolescente. A chegada da internet e o avanço constante da globalização trouxeram novas opções de profissões para os vestibulandos. Área das Artes, Tecnologia da Informação, Relações Internacionais, Moda e, até, Gastronomia são cursos novos com mercado de trabalho aberto e muitas possibilidades de crescimento na carreira.
A vocês, pais e mães, estejam abertos a estas escolhas não-tradicionais e a vocês, vestibulandos, pesquisem bastante as novidades que estão surgindo dentro da área que mais lhe interessa e que, também, interessa ao mercado e remunera de maneira justa.
Boa sorte e boa escolha!
Por Marcela Conceição