Aprender: crescimento que vale ouro
Olá, mundo!
Quanto vale um aprendizado? E o investimento no aprendizado, vale a pena? Perguntas que não param de passar por algumas cabecinhas, principalmente se o assunto é idiomas estrangeiros. Passar por um processo de ensino e aprendizagem de línguas estrangeira atualmente requer pelo menos três requisitos: dedicação, consciência e motivação.
A dedicação é importante como fator decisivo no sucesso do aprendizado. Aprender outro idioma significa mergulhar não só conhecer aspectos lingüísticos e gramáticos de outro povo, como também aspectos culturais e humanos deste mesmo povo. A língua é o bem cultural de uma sociedade, de um grupo de pessoas, é um dos símbolos de sua identidade, portanto, aprender exige imersão.
A consciência é a sustentação racional nos momentos de desânimo. O processo de aprendizagem em idiomas estrangeiros pode tornar cansativa a trajetória até o final do curso. Ter consciência das razões pelas quais você decidiu estudar é fundamental para que você prossiga em seus projetos.
E, por fim, a motivação. Esta, sem dúvida, e a força motriz do sucesso de seu aprendizado. Gostar de estudar um novo idioma é um desafio a ser superado por qualquer pessoa, mas não é qualquer pessoa que consegue alcançar este objetivo. Estar bem consigo mesmo, com vontade de explorar informações daquele que se dispõe a ensinar é um relacionamento maduro que você estabelece com as pessoas ao redor e consigo mesma.
Manter dedicação, consciência e motivação lado a lado é uma maneira de entender o caminho do sucesso rumo aos tempos de comunicação e relacionamento em vários idiomas e várias culturas, que somente a globalização 3.0 passa a nos oferecer.
Por Marcela Conceição