Credibilidade e confiança: valores reais
Olá, Profissionais 3.0!
Em tempos de Copa do Mundo e do intenso clamor indignado da torcida brasileira frente à seleção convocada pelo técnico Dunga, decidi escrever sobre confiança e credibilidade. Esses são valores indispensáveis em todas as áreas da vida, mas sua ausência ao meio corporativo traz danos desastrosos.
No caso da seleção brasileira, o técnico Dunga tem sido duramente criticado pela seleção que convocou, pois “as pessoas” acreditavam que ele deveria ter convocado outros jogadores. Mas, afinal de contas, por que motivo mesmo o Dunga ocupa o cargo mesmo? Hum, acredito que por competência. Então por que tanto rebuliço?
De modo geral, brasileiro tem mania de subestimar a competência de especialistas, minimizando sua credibilidade. E nós, como profissionais, em busca de melhores desempenhos na profissão e crescimento na carreira, não podemos permitir que isso ocorra. Eu não gostaria que alguém duvidasse de uma decisão tomada baseada em conhecimentos técnicos e anos de estudo.
Igualmente também você não irá permitir se um dia alguém questionar suas decisões profissionais sem fundamento algum, é claro. O que é bem-vindo em todas as ocasiões é o diálogo aberto entre pessoas com nível de conhecimento similar em determinados assuntos, para que haja troca de informações, críticas verdadeiramente construtivas e discussão de idéias relevantes e inovadoras.
Para ser respeitado profissionalmente e aprender com quem sabe, é necessário, antes de tudo, reconhecer e legitimar o conhecimento e a competência de profissionais que sabem o que estão dizendo e fazendo. Ceder credibilidade e imprimir confiança ao trabalho de pessoas que são comprovadamente competentes é um passo muito importante para alguém que almeja liderar um dia e ter seus trabalhos reconhecidos e discutidos.
Pense nisso e veja o crescimento que tal atitude lhe proporcionará!
Por Marcela Conceição