Blog

O segredo de falar bem

Olá, Profissionais 3.0!

Por muitas vezes ouço pessoas desejando o “dom” da oratória. E infelizmente ainda são muitas pessoas que acreditam que a or
atória não é para todos e, sim, uma dádiva divina. Embora seja abençoado aquele que tem a habilidade de falar em público e ao público, é importante entender que a comunicação verbal falada não é nada mais que uma habilidade.

Nem todo mundo nasce com a habilidade, mas todos podem desenvolvê-la. E quem pratica a comunicação falada, com suas nuances, seus tempos e tonalidades, adquire autoconfiança, segurança e manifesta crédito em sua fala, tornando seu discurso mais persuasivo e consistente.

Todavia, antes de querer arrasar e apresentar um verdadeiro espetáculo em sua fala é importante entender como um discurso se forma. Ele pode tomar várias formas como, por exemplo, uma palestra, uma explanação técnica ou até mesmo um discurso formal e uma cerimônia acadêmica. Em todos estes momentos o que define o sucesso da comunicação são as fases preliminares.

Fase 1 – Leitura e estudo

Deve-se saber o que vai falar e dominar ao máximo o assunto, prevendo possíveis questionamentos por parte de quem vai ouvi-lo. É importante buscar informações atualizadas acerca de um assunto mais antigo ou histórico.

Fase 2 – Empatia cultural

Este termo eu utilizo para definir o sentimento que deve existir no momento de comunicar a um determinado público. O orador deve ser sensível a detalhes culturais como comidas típicas, clima e costumes locais. Há um mês assisti a uma peça de teatro da atriz Cláudia Raia, onde no meio do espetáculo ela interagia com o público inserindo frases do tipo “adoro açaí, pato no tucupi…”. Ou seja, ela buscou conhecer a cultura da região e prestigiou o público com este tipo de lembrança.

Fase 3 – Cuidados físicos

Por fim, o orador deve se proteger e cuidar de sua nova ferramenta de trabalho: a garganta. Hidratar a garganta, exercitar os órgãos que agem na produção da voz e não desgastá-la desnecessariamente são alguns cuidados básicos com a voz e o aparelho vocal que você como um bom orador deve prezar.

Dessa maneira, você inicia um processo de desenvolvimento de habilidade com naturalidade e motivação. Falar às pessoas traz sempre um sentimento de alegria para quem tem conhecimento a compartilhar. Aproveite e faça sua habilidade de comunicar crescer!

Por Marcela Conceição

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021