Blog

A Liderança pelo Amor

Olá, Profissionais!

Hoje durante a Reunião de Reconhecimento Mary Kay fui tocada por um sentimento de grandeza, liderança e vitória que só mesmo este negócio tão solidário, abençoado e enriquecedor poderia proporcionar. No discurso de reconhecimento, nossa diretora de unidade nos falava de como uma vida bem desenvolvida no negócio gera muitos enriquecimentos para a vida das outras pessoas.

Verdade comprovada! Um líder que motiva sua equipe, seus liderados é o mesmo líder que o prepara e estabelece condições de crescimento. A liderança pelo amor é muito simples e, como cristã, creio que o maior exemplo foi a liderança exercida por Jesus Cristo. Liderar pelo que se faz, pelo que é e não ver a liderança como um uniforme que se coloca no momento do trabalho é entender exatamente a intensidade que esta palavra possui.

Cada pessoa é responsável por suas próprias ações, suas condutas e não há o que possamos fazer por elas a não ser que elas queiram. Se há algo realmente valioso na vida é o livre-arbítrio e embora vejamos o quanto as pessoas podem fazer e crescer nada será suficiente para fazê-la caminhar se ela mesma não estiver disposta.

Liderar pelo amor é motivar o trabalho daqueles que vivem ao seu lado e grande erro é querer que eles ajam contra a própria vontade. Let it go! Deixe as pessoas livres para decidir o que fazer e quando fazer e aja quando for necessário. Nem sempre sua opinião será bem-vinda, portanto aprenda o poder do silêncio em um momento que é só da pessoa.

Cada pessoa possui um tempo para assimilar acontecimentos, oportunidades. Às vezes o líder observa uma oportunidade maravilhosa para seu liderado, mas enquanto o interessado não enxergar essa oportunidade, o líder não será capaz de influenciá-lo. Por outro lado, a reação da pessoa que ocupa a posição de liderança e suas condutas após o momento de decisão do liderado poderão fazer toda a diferença para na vida dessa pessoa e poderão, inclusive, definir quem ela vai se tornar.

Nem sempre estar perto ajuda no crescimento daqueles que amamos, pois o amor está muito ligado ao respeito à privacidade do outro, ao tempo do outro e quem cumpre essa conduta terá mais chances de conquistar o carinho, respeito e amor de seus liderados.

Por Marcela Conceição

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021