Calma, não se irrite!
Olá, Profissionais!
Paciência e equilíbrio emocional são ingredientes essenciais na consolidação de uma carreira. O estresse pode ser conceituado de várias maneiras, mas aqui pode ser definido também como a reação a estímulos externos causados pelas mais diversas situações.
Há pessoas que reagem bem a situações de tensão e possuem baixo nível de estresse. Por outro lado, há pessoas que não conseguem dominar o estresse e acabam vivenciando experiências ruins e prejudiciais à própria profissão.
O ambiente de trabalho, naturalmente, trará situações de tensão, ansiedade e até medo, no entanto é a forma como você vai conduzir suas emoções que ditará a reação mais adequada. Você já deve ter ouvido aquela frase “nada está tão ruim que não possa piorar”. Acredite: isso é verdade. Quanto mais nervoso você se sentir pior ficará a situação.
Não existe uma fórmula para não ficar irritado ou uma receita pronta que ensine você a como reagir perante as atividades mais complexas de seu trabalho, mas existe uma forma de alcançar tudo isso de maneira definitiva. O autoconhecimento, como competência da inteligência emocional deve ser desenvolvido todos os dias.
Se você souber exatamente o que irrita você, o que te amedronta ou o que faz você se sentir inseguro no local de trabalho, trabalhe para minimizar esses estímulos e, assim, conseguir realizar com mais assertividade suas tarefas.
Encare seu trabalho como uma extensão de sua vida e não como uma obrigação. Entenda que problemas ocorrerão independentemente de sua vontade, entretanto o olhar que você tiver sobre este problema fará toda a diferença no momento de solucioná-lo.
Por Marcela Conceição