O que não falaram a você sobre grosseria
Amig@ leitor(a),
O primeiro mês do segundo semestre começou e por aqui muitos temas a serem trazidos, debatidos e refletidos junto com vocês. Eu tenho o aplicativo do TED no meu celular e sempre gosto de buscar temas relacionados à comportamento, negócios, inovação e carreira.
Esses dias assisti ao TED da Christine Porath, professora e pesquisadora da área de gestão. Ela tem contribuído ao longo de vários anos com a Harvard Business Review e tem ajudado empresas a melhorarem o clima organizacional e, consequentemente, seus resultados por meio de pesquisas relacionadas à [falta de] gentileza no ambiente corporativo.
Em sua palestra no Ted Talks ela aborda sobre se compensa ou não ser gentil. Em suas pesquisas, Christine constatou que em geral os líderes tem medo de serem gentis porque creem que isso fragilizará sua liderança, da mesma maneira que não veem a gentileza como atributo de líderes de destaque.
No entanto, suas pesquisas revelam que o respeito, a empatia e a gentileza são atributos não só importantes e, sim, indispensáveis para melhorar o desempenho das pessoas nas organizações. Um ambiente acolhedor e empático é capaz de dotar as pessoas com coragem e confiança, elementos que fazem parte de qualquer ambiente vencedor.
A grosseria, por outro lado, cientificamente demonstra ter impactos fatais, especialmente quando se fala em indústrias da área da saúde. Casos como médicos que erraram a dosagem de um paciente após sofrerem agressões verbais do chefe da equipe são exemplos de como a grosseria pode, inclusive provocar fatalidades e situações irreversíveis.
Quem você escolhe ser?
182/365
Marcela Brito sou eu: muitas mulheres, muitas facetas, uma só identidade. Alguém com missão, paixão e coragem.
www.facebook.com/MentoraMarcelaBrito
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelascbrito
Youtube: Marcela Brito Mentoria
Em 2019 celebramos 10 anos de blog!