Festas de Empresa… Como você age?
Olá, mundo!
Fazer parte de uma equipe de trabalho é algo muito importante e interagir com os colegas de trabalho faz parte deste processo. Uma das formas mais efetivas e dinâmicas de permitir o mútuo envolvimento dos funcionários é a promoção de eventos na empresa.
Durante as festas de confraternização, almoços, churrascos e jantares é muito fácil identificar o perfil de cada um e, embora estes sejam momentos, na maioria das vezes, de reunião e descontração, você nunca deixará de ser observado. E em um momento como este a pessoa se comporta, geralmente, da maneira mais espontânea possível.
Por esta razão, tome cuidado e jamais perca a compostura, pois as festas acabam, mas o trabalho continua (pelo menos é o que se espera). Além de ser um momento de avaliação de funcionários, as festas de confraternização costumam ser uma grande oportunidade que o colaborador possui para se relacionar com outras pessoas, aumentar a rede de relacionamentos e realizar um bem-feito marketing pessoal.
Abaixo seguem algumas dicas de como você deve se comportar em festas da empresa onde você trabalha:
- Pontualidade – Seja Pontual, pois isso demonstra que você respeita o tempo da pessoa e o seu também;
- Discrição – Seja discreto e não chame a atenção das pessoas falando alto, rindo forte e gesticulando muito;
- Vá sozinho – Geralmente festas da empresa são apenas para funcionários. Leve acompanhante apenas se for permitido previamente;
- Não exceda – evite beber e fumar em festas de empresa, pois isso por si só chama a atenção das pessoas, além de que a bebida em excesso pode ocasionar reações adversas em muitas pessoas;
- Dose o tempo de permanência – Não queira ser o último a sair da festa, pois causará inconscientemente uma obrigação na cabeça dos responsáveis pela festa.
Seguir algumas sugestões de etiqueta profissional ajuda no desenvolvimento de cada pessoa e evita desgastes emocionais desnecessários. Seja mais consciente e entenda que festa na empresa serve para promover o envolvimento do funcionário com a organização, com os outros colegas e para mostrar quem ele é.
Por Marcela Conceição