O que o voo proporciona para quem tem medo de sair do chão
Amig@ leitor(a),
Na posição de mentora de profissionais que anseiam alçar seus voos mais altos e ousados, já senti orgulho, gratidão, medo e frustração. Para quem está nesta posição, existe um peso implícito que carregamos sem que muitos percebam.
Em alguns momentos este ano fiquei bastante preocupada com o rumo de algumas pessoas que seguem sob minha orientação e acompanhamento e me questionei várias vezes o que as travava tanto e onde eu estava errando. Com o passar dos meses fui observando os comportamentos, numa posição bastante coadjuvante e tive certeza do que já era previsto (porém muitas vezes difícil de aceitar): o tempo de algumas pessoas corre conforme sua fome e desejo de fazer as coisas acontecerem.
Quando você vê uma mentorada decolando pela primeira vez (com medo, timidez, insegurança e tudo junto!), o coração acelera, bate mais forte e dá aquele orgulho que só quem é mãe entende. Sim, é justamente esta comparação que estou fazendo aqui. A mentoria é um processo muito profundo e cada mentor dá o tom. O meu é bastante maternal, mas no sentido de estimular os voos e sentir sucesso no processo quando o mentorado se sente capaz de voar por si só. Para alguns este processo demora mais, para outros ocorre a jato.
Hoje testemunhei um voo muito bonito de uma mentorada, que está no meu programa online coletivo. Encontros quinzenais e três meses foram suficientes para que ela se sentisse em paz consigo e encarasse o desafio de tirar do papel seu projeto de instrutoria na área de secretariado remoto. Claro que eu prestigiei e me emocionei com a pessoa que ela tinha medo de apresentar ao mundo…
Sucesso total, não pelo dinheiro, pela quantidade de alunos ou pela sua popularidade e, sim, porque ela se permitiu brilhar, se permitiu fazer o que entendeu que nasceu para fazer. E o melhor foi o tom da conversa pós-curso. Voos mais altos virão e a mentoria e eu encontramos um ponto de paz e equilíbrio que também me mostra que sou eu mesma que vou fazer isso pelos próximos anos da minha trilha de vida!
E como ela mesma disse, quando se enfrenta seus maiores medos, você descobre que o medo, ao final, nem era tão grande assim. É uma barreira que diz o tempo todo que você não pode ser transposta. Até que você estuda todas as formas de passar por ela e descobre que enquanto há vida dentro de você, nenhuma barreira poderá detê-l@!
Go ahead!
138/365
Marcela Brito sou eu: muitas mulheres, muitas facetas, uma só identidade. Alguém com missão, paixão e coragem.
www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelascbrito
Youtube: Marcela Brito Mentoria
Em 2019 celebramos 10 anos de blog!