Blog

A lição mais importante que eu aprendi com a maternidade antes de ser mãe

Amig@ leitor(a),

Na posição de filha sempre observei as idas e vindas infindas de minha mãe em suas múltiplas funções (das quais apenas o ofício de manicure era remunerado). Gostava de observar como ela mantinha tudo sob controle e deixava tudo no ponto para que todos na casa estivessem alimentados, confortáveis e residissem em um ambiente limpo.

Minha mãe era uma mulher com ares de tristeza e embora sempre muito alegre e aberta a ajudar quando necessário, carregava uma amargura dentro de si. No entanto, incrivelmente ela conseguia seguir adiante e fazer com excelência o que lhe cabia. Modéstia a parte sua melhor obra é a minha existência.

E não digo por querer dizer que eu sou isso ou aquilo, mas porque no contexto no qual fui criada, ela me transformou analogamente em uma flor de lótus, aquela que cresce bela em meio ao lodo. Ela conseguiu construir uma atmosfera de disciplina, estímulo e exemplo por meio de quem ela foi para que eu tivesse a oportunidade de estudar e desejar explorar o mundo, mesmo numa infância de recursos escassos nos quais viagens só aquelas anuais até Aparecida do Norte-SP, para agradecer a padroeira (já que sou de família católica).

Sua força e vida sempre pulsante me fizeram grande, me fizeram destemida e me ajudaram a crescer e a desafiar os obstáculos até mesmo quando passei pela época mais difícil afetivamente e ela não estava por perto. Mas com ela descobri que o que você forma, o que você semeia, cresce perto ou longe. Se foi feito da forma correta, vai vingar, vai florescer, vai brilhar.

Hoje não tenho medo de buscar o que creio tampouco de desafiar as normas do sistema porque antes ela provou com sua vida e entrega maternal que confiar no próprio trabalho e manter o ritmo regular fazem toda a diferença.

Na pessoa dela, eu celebro a mãe que estou me tornando e todas as mães, inclusive aquelas que ainda não tem filhos de carne e osso, mas sobretudo as que tem fé em seus frutos!

132/365

Marcela Brito sou eu: muitas mulheres, muitas facetas, uma só identidade. Alguém com missão, paixão e coragem.

www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelascbrito
Youtube: Marcela Brito Mentoria

Em 2019 celebramos 10 anos de blog!

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021