Feedback: rumo ao crescimento profissional
Olá, mundo!
Profissional que se preza gosta de dar e receber feedback. Muita gente fala de feedback e não sabe ao certo o que significa e qual a sua importância. Segundo a Comunicação, feedback é o processo de fornecer informações ou dados a outra pessoa ou grupo, a fim de auxiliar na melhoria de seu desempenho.
Esse processo é uma importante ferramenta na construção do perfil profissional de qualquer pessoa, especialmente, se este profissional estiver em início de atividades na empresa. As pessoas necessitam receber uma resposta ao seu trabalho. O desenvolvimento e o alto desempenho dos profissionais dependem de acertos que eles precisam realizar onde mais erram ou onde não podem errar.
Mas tenha cuidado! Você não pode dar feedback a uma pessoa com quem não estabeleceu nenhuma relação de confiança e parceria, do contrário o processo pode ser desastroso. O devido funcionamento das atividades deve ser informado a uma pessoa que confie em você e que você sabe de que maneira conversar e dizer o que está acontecendo de errado.
O feedback pode ser de dois tipos: aberto e velado. O aberto é bem objetivo e traz algumas observações. Já o velado é obtido por meio da observação a estímulos externos do ouvinte, como expressão, postura, tom de voz etc.
Todo feedback também possui objetivos, ou seja, ninguém informa o que está acontecendo de errado se não for com algum objetivo específico. Confira os objetivos do feedback:
- Para corrigir um erro;
- Para ajudá-la a alcançar seus objetivos de maneira mais efetiva.
Infelizmente em nosso país as pessoas têm problemas para dar e receber o feedback, uma vez que quase sempre a crítica e observações alheias à nossa atuação profissional é levada pela emoção e confunde-se com conflitos pessoais. Portanto, o primeiro passo a ser dado é superar a interpretação do feedback como algo depreciativo e pessoal e passar a entender que esse é um processo importante e que faz parte do crescimento profissional de todos.
Por Marcela Conceição