Blog

3 questões sobre comunicação e influência que você precisa conhecer

Amig@ leitor(a),

No dia 2 de maio realizei a nona live de 2019 com a participação mais que especial da minha amiga Renata Trindade. Renatinha é embaixadora da Escola de Você no Pará, uma linda iniciativa que auxilia mulheres a promoverem sua autonomia por meio de seus saberes e conhecimento a partir do empreendedorismo. Além disso, Renatinha é formada em Secretariado Executivo e Comunicação Social, especialista em Marketing e é coach com foco em comunicação para líderes.

A live teve que ser dividida em suas partes (uma de 1h e outra de 42 min.) porque o assunto rendeu e a interação com os participantes foi maravilhosa. Agora, temos a intenção de realizarmos outras lives conjuntas para que possamos promover mais conhecimento e relacionamento!

Dos pontos que tratamos na live, três questões são fundamentais e merecem destaque nesta texto:

  1. Comunicação assertiva: neste item a querida Renata versou brilhantemente e de forma simples e objetiva sobre a comunicação assertiva e diferenciou a comunicação “franca” e “direta” que muitos alegam manifestar por serem “sinceros” com agressividade. Uma coisa é falar a verdade, outra é falar com grosseria e sem respeitar os sentimentos das outras pessoas. Da mesma forma, ela abordou que não falar também o que precisa ser dito gera um outro problema: a passividade. Qual a consequência? Quanto mais alguém engole o que precisa ser dito na hora certa, no momento de estresse, ela se aborrece e “explode”, gerando dor e conflitos desnecessários.
  2. Comunicação e marca pessoal: Renata falou sobre como a comunicação é fundamental para expressarmos nossa identidade e, consequentemente, compor nossa marca pessoal. Alertou ainda para os riscos de ao termos pessoas como referências, passarmos a ser cópias do outro e perdermos nossa essência. Comunicar com identidade prevê que sua essência esteja presente, seu jeito de falar, sua forma de lidar com as situações e, apesar de todos nós nos inspirarmos em alguém, devemos manifestar nosso jeito de expressar o que queremos e quem somos por meio da nossa mensagem.
  3. Comunicação e relações profissionais: A última questão abordada em nossa live tratou sobre como a comunicação pode ser utilizada para trair mais clientes. E novamente nossa especialista foi certeira: ela falou sobre o ponto central – você compra o que deseja vender para outras pessoas?. E deu o próprio exemplo: na condição de coach, ela própria tem um coach, alguém capaz de lhe orientar e conduzi-la em seus processo de aperfeiçoamento e crescimento profissional. Falou ainda que não importa o quanto você seja eloquente, a maior comunicação é o exemplo e a prática do seu próprio discurso. Se você quer ensinar alguém a vender, você precisa ser um grande vendedor. Se quiser ensinar alguém a ter alta performance, você precisa viver em alta performance. O cliente sempre sabe quando não existe verdade.

Foquem nesses três pontos e fiquem ligados nas próximas datas, pois Renata e eu vamos fazer outras lives juntas!

123/365

Marcela Brito sou eu: muitas mulheres, muitas facetas, uma só identidade. Alguém com missão, paixão e coragem.

www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelascbrito
Youtube: Marcela Brito Mentoria

Em 2019 celebramos 10 anos de blog!

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021