Quem é o cara do Secretariado Executivo?
Amig@ leitor(a),
Em 2007, no terceiro ano de graduação, a comissão de formatura da minha turma organizava um evento chamado Conversas Universitárias. Nesses eventos, convidávamos um profissional para falar sobre uma tema específico para a comunidade acadêmica e demais interessados. Os ingressos eram vendidos a R$ 10,00 e era totalmente revertido para a comissão de formatura.
Numa dessas conversas, um economista foi falar sobre o preparo para ingressar no mercado de trabalho. Naquele momento estávamos com bastante audiência e as pessoas, bastante concentradas. E ele falava algo sobre crescer e se preparar lendo e convivendo com quem era autoridade em sua área de formação. Lógico, correto? Se eu quero ser o melhor escritor, eu preciso ler e me espelhar nos melhores, embora isso deva servir como estímulo para que eu construa minha identidade profissional.
Lá pelo meio da palestra ele solta uma pergunta: “Quem é o cara do Secretariado Executivo?”. Lembrem, estávamos em 2007 e em minha área de formação já existiam nomes como Stefi Maerker, Astrid Rizzi, Bete D’Elia etc. Mas nós ficamos com cara de paisagem porque ainda não conhecíamos estas referências, tentando lembrar de alguém que, para nós, representasse naquele momento uma autoridade na área do secretariado executivo.
Aquilo deu um estalo em nós e pensamos que se não havia ainda muitos nomes em nossa mente, quem sabe nós não estaríamos, então, trilhando um caminho para sermos a referência de alguém no futuro. E quando falo referência, minha gente, não quero dizer que é alguém com 20.000 seguidores no instagram ou que tem uma página que bomba, tampouco com um blog “velhinho” como este. Falo para você que me lê, que se sente bem com meus textos, que aprende com eles e se inspira para ensinar depois.
O cara de qualquer área do conhecimento pode ser você. Isso vai acontecer quando o seu trabalho for tão cheio de valor e fizer com que sinta paixão, que você simplesmente vai transbordar conhecimento, auxílio, favor e compartilhar o que você sabe e continua aprendendo com outros profissionais que ocupam a posição que um dia você já ocupou.
Essa também é a essência do que hoje chamamos de mentoria!
025/365
Marcela Brito sou eu: muitas mulheres, muitas facetas, uma só identidade. Alguém com missão, paixão e coragem.
www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelascbrito
Youtube: http://www.youtube.com/marcelasconceicao
Em 2019 celebramos 10 anos de blog!