Como saber o que fazer
Amig@ leitor(a),
Nunca foi tão difícil saber o que fazer e descobrir qual caminho seguir como nesta era. Não pela falta de opções, ao contrário, pela infinidade de possibilidades. E o pior é que quanto mais falamos sobre esses anseios, mais cheios de dúvidas ficamos, na ânsia de tentarmos acertar logo de primeira. Nossa geração está sofrendo por não saber perdoar os próprios erros e aprender com os próprios fracassos.
Somos bons e excelentes em tudo o que fazemos, no entanto ainda estamos em busca da batida perfeita na forma de ler pessoas e saber como lidar com elas. Não existe um segredo, uma receita pronta para saber como fazer as coisas da melhor forma. Os melhores erraram. E muito. A ideia é realmente seguir nossa paixão, ponderada com racionalidade. Seguir os que nos deixa mais felizes, com uma dose de bom senso e os dois pés no chão (assim a queda traz menos riscos e sequelas).
Não se preocupe tanto com o que os outros dizem sobre suas incertezas e capacidade de hesitar sem tomar decisões aceleradamente. Os que já passaram por isso (me refiro a seres com autoridade sobre produtividade e realização profissional) dizem que se há uma dúvida, melhor não seguir adiante. Na dúvida, é sempre bom pensar. Com clareza. Com frieza. Sozinho, de preferência.
Dizer SIM sem pensar causa mais danos do que um NÃO ponderado, respeito e honesto. Talvez seja esse o tal caminho do meio, esse o caminho que tantos buscam e que para cada um tem uma rota específica. Para encontrar a sua, é preciso ter boas horas de silêncio e paz consigo mesmo. Interpretar-se é construir um caminho de grandeza.
Sei que você não se arrependerá de cometer erros que foram consequência de escolhas ponderadas. Eles vem e vão. O importante é o que nos ensinam. E sabe aquela frase “às vezes você ganha e outras, aprende”? Não sei quem a criou, entretanto deveria ser alguém que tirou o melhor proveito dos próprios erros.
016/365
Marcela Brito sou eu: muitas mulheres, muitas facetas, uma só identidade. Alguém com missão, paixão e coragem.
www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelascbrito
Youtube: http://www.youtube.com/marcelasconceicao
Em 2019 celebramos 10 anos de blog!