Mulher pelo lado de dentro
Amigos leitores,
Folheando outra das páginas do meu caderno azul lá de dois mil e quatorze, encontrei também um texto. Representativo, significativo, muito verdadeiro e simbólico. O texto que originou uma redação com a qual fui premiada na UPIS no Concurso de Redação – categoria docente, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher no ano de 2015. Massa, não é? Escrever nos revela boas surpresas no futuro e o futuro chegou. Sempre quis publicar o texto e nunca lembrava onde estava o rascunho original.
E as palavras só ganham força e sentido quando compartilhadas e alcançam outros corações. Vamos nessa? Boa leitura!
Trabalha, lava, passa, corre, dança, pula, sorri, pinta e borda. Esse poderia ser um retrato da mulher contemporânea que, após séculos lutando por espaço e voz, passa a ocupar mais lugares no cenário social. Os papeis são inúmeros, tal qual seu desejo por conquistas.
A mulher do século XXI não se cansa de buscar recursos para realizar sonhos e alcançar momentos de glória. Como mãe, manifesta sua face feroz para proteger e defender um filho. Como mulher, sofre e chora tudo o que pode ao se ver com o coração partido.
Há quem aposte que entre elas não existe amizade verdadeira, pois sua natureza é vaidosa e competitiva. Mera intriga da oposição! Competitiva sim, solidária sempre. A mulher do nosso século ainda mantém o instinto e o coração das mulheres do século passado. Cuidam da casa, da família e encontram tempo para si mesmas.
As mulheres do passado também eram apaixonadas e desejosas por ousadia. A diferença é que nos dias de hoje há espaço para converter desejo em ação. Agem tão racionalmente quanto os homens quando precisam e se beneficiam do tal “sexto sentido”, já comprovado cientificamente, quando querem.
A mulher do século XXI desafia até o tempo que, na tentativa de lhe fazer oposição, se rói com inveja dela e, delicadamente, a observa tentando aprender, como lindamente poetizou Nana Caymmi.
102/365
Marcela Brito sou eu: muitas mulheres, muitas facetas, uma só identidade. Alguém com missão, paixão e coragem.
www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelascbrito
Youtube: http://www.youtube.com/marcelasconceicao
Instagram: @marcelascbrito