Blog

Por que fui demitido?

Amigos leitores,

A Iventys promoverá nos dias 5 e 6 de maio de 2018 aqui em Brasília, mas em nosso potfolio o curso é um dos que mais provocam interesse nas pessoas. Etiqueta é um tema importante para todos os profissionais, dos juniores aos pós-doutores. Infelizmente a titulação não é diretamente proporcional ao nível de aplicação da etiqueta empresarial.

No processo de criação de conteúdo do curso, pensamos muito no que poderíamos apresentar com foco no desenvolvimento das pessoas e para que as pessoas durassem mais de três meses em seus empregos. Em uma cidade como Brasília existe uma oferta de vagas de emprego considerável, uma vez que o mercado está mudando sua identidade e de um retrato eminentemente focado no serviço público, nos próximos anos temos a inédita possibilidade de termos um mercado de serviços com maior qualidade.

Mas o quanto o público a ser absorvido por este novo mercado está preparado para se manter nas organizações? As pessoas possuem conhecimento, competências e habilidades que garantem a conquista da sonhada vaga de emprego. Porém, muitos mal completam os três primeiros meses. Claro que não precisa ser sempre pelo mesmo motivo. Há muita honestidade quando o próprio colaborador entende que não se sente parte daquele novo ambiente, seja por divergência de valores e princíprios, seja porque resolveu mudar o rumo da carreira.

Entretanto, existe um agravo no que diz respeito à atitude de cada pessoa. As atitudes são como a liga daquilo que você apresenta. Você pode ter o conhecimento, habilidades e as competências, todavia sem a atitude coerente você não manifesta credibilidade. Sua reputação fica frágil como profissional e você passa a ser constantemente questionado e avaliado nos mínimos detalhes por seus gestores e colegas.

É necessário aplicar por meio do discurso, da iniciativa, do espírito colaborativo e da criatividade de solucionar de pequenos a grandes incômodos do mundo corporativo, uma atitude de autogestão. Quando você aplica em seu dia a dia tudo o que o seu currículo diz, naturalmente você apresenta às pessoas uma imagem de crédito, constrói uma boa reputação e, consequentemente, atrai outras oportunidades, tanto de ascensão, quanto de bom desempenho naquilo que você realiza.

A etiqueta empresarial diz muito mais sobre onde você pode chegar do que onde você está. É a ferramenta primordial em tempos de crise relacional e comportamental nas organizações. Entender como aplicar a etiqueta diminui gradativamente a distância entre o que seu currículo diz quem você é e quem você, de fato, é.

96/365

Marcela Brito sou eu: muitas mulheres, muitas facetas, uma só identidade. Alguém com missão, paixão e coragem.

www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelascbrito
Youtube: http://www.youtube.com/marcelasconceicao
Instagram: @marcelascbrito

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021