A pessoas e sua loucura
Amigos leitores,
As pessoas perderam o equilíbrio, definitivamente. Vivemos em uma rotina maluca, com horários sempre apertados, com muitos ajustes a serem feitos o tempo todo e hoje eu entendi que as pessoas enxergam, no geral, umas às outras como concorrentes. Em tudo e perigosamente no trânsito.
Você está voltando da escola de sua filha e se depara com um trânsito ruim por alguma estranha razão e também fora de hora, ao tentar voltar para casa. Você sinaliza a mudança de faixa, aguarda o espaço que o carro atrás de você aparentemente cede e ao tentar fazer a mudança de faixa, o veículo acelera loucamente e ao seu lado passa uma mulher com cara de raiva, fixando o olhar como quem o convoca para uma briga na rua.
Eu não consegui ter nenhuma reação, mas não consigo imaginar se os animais teriam reação similar por motivo nenhum. O objetivo de todos ali é chegar ao seu detsino final. Certamente alguns estão atrasados, outros um pouco estressados e outros simplesmente enxergam o asfalto como uma arena de confronto mediavel nos tempos modernos. Confesso que tive medo do que aquela mulher poderia fazer se estivesse cara a cara comigo.
É impossível não traçar paralelamente a esse episódio uma das mais recentes e polêmicas discussões em nosso meio: a legalização de armas para uso da população. Se uma pessoa com um carro se empodera e demonstra todo seu potencial para o mal, imagine o que não daria se tivesse armada? Não temos maturidade tampouco equilíbrio emocional e bondade suficientes no coração para lidarmos com uma arma de fogo no cotidiano.
Para quem tem filhos, como eu, dá um frio na espinha de pensar que se alguém armado no futuro simplesmente se aborrecer com você, pode sacar a arma e resolver seu ódio e destruir a vida de uma família inteira. Isso me preocupa profundamente. Não sei aonde vamos parar com tanto ódio no coração, mas precisamos urgentemente dar um descanso para a alma e o coração nesses dias.
Embora pareça clichê (e não é!), a questão de organizar as tarefas, o sono, o tempo com a família e reservar espaço na agenda çpara o que faz você feliz e o deixa em estado pacífico, faz toda a diferença. Uma pessoa que dormiu bem, que ama o que tem em casa e que quer viver muito, que sabe o propósito pelo qual vive, pensa mil vezes antes de entrar na onda de ódio do outro. Eu me vi assim hoje.
Eu olhei para aquela menina (mulher jovem!) e não consegui entender o que ela tentou fazer, mas certamente ela estará em minhas orações, pedi a Deus naquele momento que a acalmasse. Se ela ficar calma, poderá evitar coisas no trajeto dela, tanto do asfalto quanto da vida.
Que tal pensar nisso?
77/365
Marcela Brito sou eu: muitas mulheres, muitas facetas, uma só identidade. Alguém com missão, paixão e coragem.
www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelascbrito
Youtube: http://www.youtube.com/marcelasconceicao
Instagram: @marcelascbrito