Equilíbrio de tempo
Amigos leitores,
Hoje é sexta-feira e dia de… fazer tudo o que a gente tem vontade de fazer a semana toda, não é mesmo? Sim, mas muitas vezes a alegria da sexta que, quase proporcionalmente, se transforma em sentimento de pesar na segunda, acontece exatamente pela falta de equilíbrio naquilo que buscamos fazer e organizar para que nosso dia funcione melhor, do jeito que gostaríamos, enfim… Hoje mesmo, ao chegar ao trabalho, conversava com uma de minhas parceiras de equipe e comentávamos das promessas de dormir mais cedo para acordar mais cedo e outras coisinhas afins. Queremos que
o tempo renda, se multiplique e quase nada fazemos para que ele trabalhe a nosso favor.
O tempo precisa ser nosso aliado e não nosso inimigo. As ferramentas todos temos e o mais importante é fazer tudo o que é de fato essencial dentro do tempo que temos, mas que tenhamos ainda uma reserva para as coisas que nos fazem felizes como, por exemplo, reunir amigos, se exercitar, pensar em nada etc. O segredo é como equilibramos o nosso tempo. Por exemplo, existem algumas orientações interessantes para quem tem curiosidade de saber (e essa é a pergunta que mais me fazem: como você consegue fazer tanta coisa no dia?). O segredo é dosar disciplina, leveza e organização. Hoje não temos mais desculpas para dizer que não conseguimos. Basta escolher uma ferramenta que seja adequada ao seu perfil e voilá!
Então, como um dos objetivos do blog também é compartilhar melhores práticas (daí aproveitamos para fazer um benchmarking coletivo) e vocês fiquem super à vontade para dividir suas boas práticas também de gestão do tempo, seguem algumas dicas que eu exercito no meu cotidiano e que, embora sejam simples, podem ajudar vocês a se organizarem melhor também:
1. Para quem tem criança e trabalha fora: pessoal, lá em casa costumamos tomar banho ao acordarmos, antes de sair para qualquer lugar (inclusive aos finais de semana). Bom, estou falando isso porque conheço pessoas e dependendo da região do Brasil onde você viva, este hábito varia. Há pessoas em algumas cidades que só tomam banho à noite. Em casa, tomamos pelo menos dois banhos por dia. Portanto, sempre programamos o horário que precisamos acordar já calculando o tempo do nosso banho, o tempo que preciso para dar banho e deixar Elisa preparada para a escolinha, o tempo do café da manhã, para que possamos sair com folga. No meu caso, que moro há 5 km do trabalho, isso significa um tempo de 1 hora e meia antes de sairmos de casa. Nem sempre conseguimos cumprir britanicamente esta programação, mas pelo menos já temos isso calculado e quando cumprimos, sai tudo bem direitinho.
2. Minimizar ao máximo o tempo de uso de smartphones e computadores em casa. Ao retornarmos para casa, tentamos nos concentrar nas tarefas do lar e deixar um tempo para dedicarmos à Elisa, seja brincando com ela ou fazendo algo que ela goste. Às vezes um tempo de qualidade que passamos junto e ela gosta é quando preparamos cookies à noite (ela se envolve e curte) e ainda adiantamos parte do café da manhã do dia seguinte. Ela adora cozinha. Há dois dias, ela me ajudou a preparar o jantar. Fizemos massa com frango grelhado. Foi divertido e nos fez bem! Além do que ela dorme cedo e sobra tempo para curtir o marido ou me dedicar a outras coisas que também gosto de fazer, como ler, estudar, escrever…
3. Passei efetiva e religiosamente a usar minha agenda do Gmail (amo os apps do Google!) e como sincroniza com o smartphone, onde quer que eu esteja sempre poderei consultar, alterar ou cancelar um compromisso. Portanto, deixo a agenda aberta quando estou trabalhando e tudo que marco, programo e agendo via whatsapp, e-mail, vai em tempo real pra minha agenda. Tem me ajudado muito e deixa minha agenda toda cheia e colorida (por exemplo, eu classifiquei três agendas: a. empresa; b. iventys; e c. Marcela Brito). Portanto, cada uma tem uma cor, o que deixa meus compromissos fluírem bem e se torna bastante intuitiva.
4. Retorno de ligações. Este ano tenho tentado retornar as pessoas que me telefonam assim que possível, pois várias vezes já cometi a deselegância de esquecer e deixar passar. Isso chateia as pessoas e passa uma péssima imagem nossa. Me ligaram? Perdi? Posso retornar? Se sim, retorno. Se não, coloco como tarefa na lista de pendências do Google Keep (outro app mão na roda do Google). O importante é dar satisfação imediata e evitar acumular pendências.
5. Por fim, o que mais tem me ajudado e me libertado neste período é o dizer NÃO na hora certa. Eu amo ajudar as pessoas, dar atenção, mas ano passado me deixou enlouquecida com o número de atividades que eu não tinha a menor obrigação de fazer e que se não fizesse não causaria nenhum estrago no âmbito relacional ou profissional. E na transição de um ano para outro, decidi que somente vou assumir compromissos que caibam com folga na agenda, estejam alinhados aos meus objetivos, não roubem tempo da minha família tampouco o tempo individual que mereço ter. Isso já tirou um baita peso das costas e, embora janeiro, tenha começado nesse pique todo, estou me sentindo bem mais leve e feliz.
6. Fazer coisas que deixam feliz todos os dias. Hoje eu vi esta frase no perfil da SecGlobal, da querida Simara Rodrigues, no insta e amei!! Sim, tenho buscado encontrar tempo e jeito de fazer o que gosto todos os dias. Pode ser levar Elisa mais cedo pra casa e fazermos algo juntas, ou tomar café com uma amiga que eu gosto muito, ou ainda, assistir um filme com o marido grudadinha no sofá. Não precisa ser nada fora do comum, só precisa encher o coração da gente de felicidade. E acredite: as coisas que mais nos trazem prazer e felicidade nesta vida não são coisas. São pessoas e momentos!
Portanto, que tal conferir essas dicas e refletir sobre elas para tentar praticá-las já na próxima semana? E vocês? Como equilibram seu tempo? Conte-me aqui!!!
19/365
Marcela Brito sou eu: muitas mulheres, muitas facetas, uma só identidade. Alguém com missão, paixão e coragem.
www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelascbrito
Youtube: http://www.youtube.com/marcelasconceicao
Boa tarde Marcela,
Engraçado com hoje acordei mais um vez acordei pensando e avaliando como está sendo meu empenho nos que me propôs a fazer este ano e consequentemente como estou organizado minha semana. E percebi que não cumprir parte ou grande parte das tarefas que me programei para fazer, por “N” motivos e um deles foi dizer NÃO para coisas e pessoas, inclusive meu para marido!
E nada melhor do que ter uma sexta-feira ensolarada,como esta em Brasília, e um fim de semana pela frente para colocar todas as ideias em ordem e nos organizar para a próxima semana. Pois quem tem metas e objetivos á serem alcançados em 2018 tem que começar agora.
E mais uma vez, muito obrigada pelo seus textos tão estimulantes e também porque não dizer desafiadores, no melhor sentido da palavra.