Só depois do carnaval
Amigos leitores,
O meu calendário me diz que o ano começou no dia primeiro de janeiro, mas para muita gente ele só começará no dia 14 de fevereiro à tarde. Nessa vibe de fazer acontecer e viver uma vida diferente, no afã de querer o melhor ano da vida e ter o ano da virada, me pergunto: se quero fazer tudo diferente, ter resultados melhores, por que então o ano só vai de fato começar depois do carnaval? Temos uma base cultural muito forte vivida sobre os festejos carnavalescos e tendemos a ficar totalmente desligados do mundo nesse período. O carnaval é apenas um feriado,
mas a maioria das pessoas acaba vivendo uma continuidade desde a festa de réveillon até a quarta-feira de cinzas.
De alguma forma, esse período de inércia que vai do primeiro dia do novo ano até o fim do carnaval mexe profundamente com o psicológico das pessoas, no geral. É como se estivéssemos vagando em nosso trabalho, em nossas atividades, fazendo tudo de forma automatizada e esse sentimento alimenta outro bem prejudicial ao nosso ritmo: a procrastinação. E este ano ainda teremos dois agravantes: copa do mundo (ainda bem que a do Brasil foi em 2014) e eleições (que após os últimos acontecimentos políticos no país vai fazer as pessoas ficarem com os nervos à flor da pele). Mas a questão é pensar que em 2018, para quem está apenas esperando o carnaval chegar, serão 45 dias sem trabalhar efetivamente e de forma focada pelos resultados que se deseja alcançar.
Um dia faz diferença, imagine o que você pode fazer em 45 deles… Enquanto a maioria está agendando compromissos para depois do carnaval, faça seus contatos agora, busque estreitar relacionamentos com pessoas de seu interesse já, marque cafés, almoços, esteja AGORA, em janeiro, este mês, em lugares que vão favorecer o seu crescimento. E quando o carnaval chegar, equilibre os dias e aproveite-os conforme sua vontade. Folia para quem é de folia, descanso para quem é de descanso, netflix para quem é de série e retome as atividades depois do período de feriado sem o sentimento de culpa, arrependimento.
Há pessoas que não se arrependem de viver o ano na folia e certamente não nos faltarão feriados em 2018 para isso. Nada menos que 13 feriados (varia de acordo com cada estado) e com a possibilidade para algumas pessoas de emendar dias supostamente úteis antes ou depois deles. É tudo uma questão de equilíbrio. O carnaval já começa no sábado (para quem precisa trabalhar até a sexta-feira que antecede) e vai até a quarta-feira de cinzas pela manhã. De sábado a quarta-feira, existem muitas coisas que podem ser feitas a fim de que você possa usufruir de tudo um pouco (festa, descanso, leitura, passeios, família, amigos, planejamento etc).
Como está o seu perfil este ano: inércia ou equilíbrio? Bom, hoje é dia 17 de janeiro, caso você seja da turma da primeira opção, ainda há como reverter a situação e começar a fazer aquilo que você se propôs, a fim de caminhar para perto dos objetivos sonhados e desejados para o restante do ano. Carnaval tem todo ano, mas um ano a menos mais distante daquilo que você quer construir para você pode representar uma perda significativa.
Beijos e até amanhã!
17/365
Marcela Brito sou eu: muitas mulheres, muitas facetas, uma só identidade. Alguém com missão, paixão e coragem.
www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelascbrito
Youtube: http://www.youtube.com/marcelasconceicao
Olá Marcela,
Está sendo maravilhoso lê seus textos diariamente! Como havia dito eles me motivam e me inspiram! Obrigada!