Amigos leitores,
A vida real infelizmente já traz pessoas que propagam inverdades e fatos infundados, ou seja não tornemos também o mundo virtual um ambiente confuso e pesado. Este ano, mais do que nunca, é preciso ter muito cuidado com o conteúdo que você compartilha, especialmente porque a internet é um canal maravilhoso e poderoso de comunicação e informação e, quanto mais você for superficial e difundir informações sem checá-las, mais você ficará mal visto e mal falado na rede e fora dela.
Portanto, muito cuidado com o que você compartilha em redes sociais, pois engana-se quem pensa que está sendo observado somente por “amigos”. As empresas de recrutamento estão de olho em candidatos a processos seletivos e, antes de agendar as entrevistas, dão uma olhadinha rápida nos perfis. De repente, você começa a entender porque quase nunca avança em uma entrevista de emprego ou porque, mesmo com um ótimo currículo, não consegue ser contratado.
Um dos principais critérios de recrutadores para processos seletivos é conhecer o nível de responsabilidade dos candidatos e informação é recurso muito delicado é sério. Na história da humanidade, o mau uso de informações já foi estopim de guerras, condenações injustas, calúnias e injúrias. Ter cuidado com o que se diz e o que se repassa é parte de um comportamento baseado em ética e responsabilidade, portanto, evite se comprometer postando informações sobre as quais as fontes são desconhecidas ou você não averiguou.
Seja referência de verdade, de boas indicações, de fonte segura e não do contrário. Comece o ano profissional sendo correto e ético em pequenos atos como compartilhar informações, especialmente pela internet. Seja o tipo de profissional que empresas se matariam para ter! Comece 2016 na contramão do senso comum e se destacando da multidão!! Seja o ponto colorido no preto e branco e seja feliz! Assim você garantirá tranquilidade, boa reputação e evitará poderosas e desnecessárias dores de cabeça.
Um forte abraço e excelente fim de semana!
Marcela Brito sou eu: secretária executiva trilíngue, esposa, mãe, consultora de carreira, empreendedora, escritora, blogueira, professora, eterna aprendiz e uma mente que não para de pensar em construir um bom legado para nós e os que vierem depois de nós.
www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelascbrito
Youtube: http://www.youtube.com/marcelasconceicao
Isso é verdade Marcela, eu tenho me policiado bastante em relação ao uso das redes sociais, óbvio que tem dias em que você não está bem e acaba postando os ditos “desabafos”, ou compartilha textos sem sentido ou fundamentado; depois bate o arrependimento. Mas enfim, o bom senso deve prevalecer sempre, pensar e pesquisar antes de postar algo na internet evita grandes aborrecimentos.