Blog

Assertividade: requisito para ser profissional 3.0

Olá, globetrotters!

Final de semana chegando, mentes preocupadas e muita coisa para fazer no trabalho. E com tantas atribuições no dia-a-dia, ainda temos que ter… paciência. Difícil? Quem decide é você. As dificuldades para cumprirmos tantas atividades durante as horas diárias de trabalho influenciam diretamente em nosso estado emocional e, na maioria das vezes, causam prejuízos em nosso relacionamento interpessoal.

Uma das principais características do modelo ideal de profissional contemporâneo é a assertividade. Mas essa palavra é bastante pronunciada e está cada vez mais presente nos diálogos das pessoas. E, afinal de contas, o que é ser assertivo? Antes de compreendermos o que é ser assertivo, vamos conhecer as outras classificações de perfis profissionais e posicioná-los diante da assertividade.

Atualmente a Psicologia voltada à gestão de pessoas avalia os perfis profissionais em torno de quatro categorias: passivo, agressivo, passivo/agressivo e assertivo. Segundo a Psicologia, todos nós temos um pouco de cada categoria em nosso comportamento profissional, entretanto, devemos manter o equilíbrio e vetar atitudes procedentes das categorias mais agressivas da personalidade.

A passividade é a qualidade da pessoa que não tem iniciativa e que, por medo de encarar novos desafios acaba prejudicando a produtividade de toda a equipe; já o colaborador agressivo é aquele que não consegue minimizar os efeitos de sua personalidade forte e difícil, acarretando fortes problemas para a imagem da empresa para a qual trabalha; o passivo/agressivo é aquela pessoa que tenta demonstrar ser bom, paciente e agradável, entretanto muda de postura e personalidade conforme muda o ambiente.

E, enfim, o assertivo é aquela pessoa que consegue trabalhar sob pressão, sem perder a postura, a educação e mantendo sempre o bom relacionamento com o cliente interno e externo. Ser assertivo na atualidade é ser emocionalmente inteligente e controlado, ou seja, é sinônimo de profissional flexível e com fácil adaptação.

Por Marcela Conceição

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021