Premiação de Redação “Mulher do Século XXI”
Queridos leitores,
Na última segunda-feira tive uma feliz e grata surpresa quando, quase terminando de ministrar minha aula, fui informada de que estava ocorrendo no hall da Faculdade uma programação em homenagem ao Dia da Mulher e que eu havia sido premiada com a melhor redação do I Concurso de Redação da UPIS – categoria docente. Eu me inscrevi há duas semanas e sem a mínima pretensão de ganhar alguma coisa. Tanto que quando me perguntaram qual seria o prêmio, eu respondia: “não sei, só sei que escrevi a redação”. E assim estava eu lá recebendo o carinho e o reconhecimento do Núcleo de Apoio ao Estudante da UPIS (Faculdade onde leciono) e com fé de que esse tipo de iniciativa estimule outros a escreverem. Escrever faz parte de um processo importante da aprendizagem e pode mudar vidas. Eu acredito nisso!
Dessa forma, é com muito carinho que deixo vocês com o texto extraído do blog da faculdade sobre a noite mágica de segunda-feira. Em breve postarei a redação que escrevi sob o tema “A mulher do século XXI” para compartilhar com vocês!
“Ao som de voz e violão, o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) premiou as vencedoras do 1º Concurso de Redação UPIS. A cerimônia foi realizada nessa segunda-feira (9), no intervalo de aula do período noturno. Sob o clima comemorativo do Dia Internacional da Mulher, o tema não poderia ser melhor: Elas no século XXI. O concurso foi dividido em duas categorias – professores e alunos.
Entre os alunos, a vencedora do concurso é Paloma Ferreira Gomes, que cursa o 3º semestre de Direito. Foi justamente sob um aspecto jurídico – aquilo que aprende em sala de aula – que ela embasou sua redação. Descreveu o histórico de lutas por direitos iguais das mulheres e personalizou esse enredo na atriz Emma Watson.
Assim como o trabalho da artista britânica e embaixadora da ONU Mulher, que está a frente de uma campanha mundial pela união dos dois sexos, a estudante transcreveu essa necessidade. “A ideia é convidar todos os homens a se juntar às mulheres nessa luta (por direitos iguais). O objetivo do feminismo não é lutar contra eles”, explica a aluna Paloma.
O evento teve a participação do artista brasiliense Tiago Faim, que cantou músicas autorais e o sucesso Como é grande o meu amor por você, de Roberto Carlos. Além dos professores Geraldo Ananias e Ruy Davi, membros da Comissão de Correção das Redações, que entregaram os prêmios às vencedoras do concurso.”
www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelasconceicao