Blog

Site de relacionamento pode determinar a contratação

O meu “Olá, mundo!” de hoje é dedicado aos profissionais ou aspirantes a profissionais que dedicam momentos valiosos de seus dias em frente ao computador construindo relacionamentos com amigos, familiares e colegas virtuais. Você que se denomina orkuteiro, blogueiro e, também, twitteiro, preste bastante atenção no artigo de hoje.

Há quem use estas ferramentas de relacionamento social para o lazer, outros simplesmente para acompanhar a evolução da tecnologia na área da comunicação, alguns perdem tempo somente por não utilizar e os mais antenados utilizam para promover trabalhos, conquistar objetivos relacionados à carreira, firmar parcerias profissionais e, em especial, ganhar dinheiro.

No ato de submissão de inscrição para candidatura de vagas de emprego as grandes empresas do Brasil (e aqui eu me refiro principalmente às multinacionais) solicitam que o candidato informe o endereço de seu perfil em um site de relacionamento. Por quê? O motivo é muito simples. A empresa apenas vai averiguar se as informações que constam em seu currículo são compatíveis com o perfil que você tornou público na internet por intermédio dos sites de relacionamento. Portanto, se você se descreve como disposto para o trabalho e participa de uma comunidade de pessoas que odeiam acordar cedo, o que será que isso vai dizer ao recrutador?

Para que não restem dúvidas quanto ao conteúdo que você deixa exposto nestes sites, vou deixar 5 dicas básicas de como utilizar as ferramentas das redes sociais:

  1. Nunca poste fotos íntimas ou que possam denegrir de alguma maneira sua imagem profissional;
  2. Participe de comunidades de grupos que compartilham os mesmos interesses que você e comunique-se com eles freqüentemente;
  3. Na descrição de seu perfil faça um pequeno resumo de suas atividades profissionais, ou sua principal ocupação;
  4. Evite colocar frases engraçadinhas e piadas, pois denota pouca seriedade e falta de responsabilidade;
  5. E, por fim, mantenha o acesso constante em sua página e responda a todos os recados. As pessoas gostam de obter resposta e se sentem valorizadas.

Depois deste artigo, dê uma repaginada em sua imagem na internet, pois lembre-se que tudo que está na rede é público e, assim como existem pessoas mal-intencionadas que podem prejudicá-lo, existem outras que estão em busca de talentos para serem lapidados e desenvolvidos.

Até amanhã!

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021