O poder da reação
Queridos leitores,
Início de semana e eu sei que para a maioria de nós a segunda tem uma conotação ruim. Mas acho que já devemos passar de fase e superar esse “trauma”, concordam? A segunda é um dia mágico, pois é como se você recebesse uma folha em branco no início do dia tendo a oportunidade de colocar ali tudo o que você deseja que ocorra ao longo do dia. Vamos tentar enxergar a segunda-feira como um presente? Bom, apesar de saber que muitos profissionais ainda não estão onde sonham, eu acredito que existe uma força bem dentro de cada um que pode ser acionada por uma reação: o incômodo.
Semana passada uma amiga, a caminho do trabalho, me disse que lera uma frase sobre o sucesso e, se eu não me engano, era mais ou menos assim: “O primeiro passo para o sucesso é estar incomodado”. Achei maravilhosa a frase e ela faz todo o sentido. Enquanto você não se incomoda com a situação em que vive, jamais será capaz de ter forças para reagir. Eu nunca me esquecerei de um professor de matemática que tive no último ano do ensino médio, em Belém-PA, que quase no final do ano, em meio ao ritmo frenético do pré-vestibular, tentava nos estimular com uma frase dita da forma mais hilária possível: “Reaja!”
É exatamente a isso que me refiro no meu bate-papo com vocês hoje. Eu também estou incomodada. E MUITO! E fico feliz de sentir isso porque me sinto viva e cheia de vontade de mudar. É bom sentir incômodo, pessoal, porque ele nos leva à mudança. Há momentos em que parece que vou explodir de inconformismo, especialmente quando vejo perfeitamente o caos se formando e as pessoas agindo passivamente e totalmente confortáveis. Ora porque já estão há muitos anos na mesma empresa, ora porque ‘graças à empresa’ conquistaram a casa própria, o carro do ano, as viagens dos sonhos. Graças à empresa? Graças a você, criatura!
Se existe algo que eu não aceito é ouvir discurso de gratidão à empresa e é exatamente isso que cria um vínculo subserviente na relação do empregado com o empregador. Por isso ainda somos um país atrasado e é por isso que ainda somos muito enganados em várias outras áreas. Ei, pessoal, acordem! Existe um mundo aqui fora cheio de oportunidades e de perspectivas melhores. E se você hoje tem casa própria, carro do ano, viagens dos sonhos e sabe-se lá o quê, é única e exclusivamente por mérito seu. Sua força de trabalho foi empregada!
Quando você descobrir que é a sua força de trabalho, inovação, inteligência e criatividade que geram frutos para a empresa que trabalha e pela qual, com o passar do tempo, você cria um sentimento de amor e gratidão, eu não tenho dúvidas de que no dia seguinte você estará desejando liberdade e vida nova. E por quê? Porque é isso que sustenta a humanidade. É isso que sustenta a vida de qualquer ser humano. Enquanto você trabalhar para você e para as pessoas que você ama, sua vida se manterá em equilíbrio e o seu poder de reação ficará cada vez maior. E, aí, queridos, vai ficar difícil você fazer papel de bobo para qualquer empresa e para qualquer pessoa.
Ótima segunda-feira para você e uma semana muito abençoada!
Por Marcela Conceição Brito