Blog

Mulheres líderes

Caros leitores,

Ao longo do tempo as mulheres foram mostrando sua competência em assumir cargos de liderança. No Brasil temos muitos nomes fortes à frente de funções que antes eram dominadas pelos homens. O maior nome é o da Presidenta Dilma Roussef, a primeira mulher a assumir o mais alto cargo político do país. Esses são exemplos motivadores, mas devemos ter bastante cuidado também (e eu me incluo, como mulher).

Eu não acredito que a mulher ainda tenha algo para provar. A sociedade ocidental está totalmente aberta às ideias, aos pensamentos e às lutas de décadas liderada por mulheres. Os poucos preconceituosos e machistas que ainda insistem em crer que lugar de mulher é em casa terão que ceder. É oficial: somos multifuncionais e damos conta de realizar profissionalmente tudo o que nos propomos a fazer.

Mas agora é que vem a questão: será que essa corrida para ocupar todos os espaços sociais que antes eram acessíveis apenas aos homens está impactando o papel da mulher como… mulher? Este é um questionamento constante que eu me faço e espero, de verdade, que as mulheres da minha geração tenham a sabedoria e a capacidade de conciliar com amor, trabalho e paciência as funções profissionais de mercado, sem prejudicar, de modo nenhum, seus papéis de esposas, filhas e mães.

E que antes de liderarmos empresas, pessoas e negócios, possamos liderar a nós mesmas e aprender a sermos boas lideradas em casa.

Uma ótima terça-feira!

Por Marcela Conceição Brito

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021