Relacionamentos em 2013
Queridos leitores,
O recesso acabou e eu estou de volta para trocarmos muitas ideias e informações para o seu e o meu desenvolvimento em 2013. Se existe algo nos negócios que ao longo do tempo só agrega valor, se bem conduzido, são os relacionamentos. Provavelmente, grande parte de suas realizações em 2013 virão por meio de relacionamentos construídos ao longo de sua carreira, ainda que ela esteja no início, pois os contatos que fazemos na faculdade também contam (e muito).
Relacionamentos exigem cuidado, atenção e objetividade, até mesmo os de amizade. Nos negócios, saber quem você deve contatar é o primeiro caminho para fazer suas atividades se desenvolverem. Saber abordar um cliente ou parceiro em potencial mostra o quanto você está preparado para negociar, vender seu produto e garante que você está no caminho certo. Mas atenção, há algumas importantes dicas às quais você deve estar focado em cumprir sempre que for iniciar um relacionamento de negócio (e até mesmo na vida pessoal, vale para tudo):
1. Quem – Você deve saber quem irá abordar, pois cada pessoa trará uma contribuição específica ao seu negócio. Esta pessoa não pode ser qualquer uma, ela precisa estar em uma posição estratégica ou, pelo menos, deverá ser a pessoa de ligação entre você e a pessoa que pode definir algo importante que você precise para desenvolver seu negócio;
2. O que – Quando você souber quem abordar é necessário que esteja pronto para saber o que falar com esta pessoa. Se você não souber o que precisa e o que quer, ninguém terá como ajudá-lo;
3. Como – Saiba como abordar. Pense na melhor maneira de chegar até essa pessoa. Pode ser por e-mail, uma ligação agendando uma visita ou, inclusive, pessoalmente (dependendo de quem for) em um evento social ou profissional como feiras, seminário e congressos;
4. Por que – Deve-se estar bem claro o objetivo pelo qual você decidiu entrar em contato com essa pessoa. Ela ocupa uma posição ou trabalha em alguma empresa que tem relação com o seu trabalho e que, de alguma forma, será útil para você.
5. Para que – Muitas pessoas confundem o item 4 e este, todavia a diferença está na preposição. O “para que” refere-se diretamente à justificativa que o levou a procurar por esse contato. Essa pessoa pode ser um cliente, pode ser um parceiro etc. Pense em uma justificativa e construa argumentos.
Relacionamentos devem começar pelos contatos certos, na hora oportuna e devem ser cultivados para gerarem resultados constantemente. Um ano de muitos relacionamentos e resultados para todos!
Por Marcela Conceição Brito