Ainda não sei utilizar a agenda
Elas podem ser de todos os tipos, formas, cores e finalidades. Agenda telefônica, agenda executiva, agenda permanente e, até, agenda virtual, enfim, é fácil de encontrar e de comprar. Mas a facilidade e a praticidade da agenda esbarram em um detalhe: sua utilização.
Quando se fala em gerenciamento do tempo uma das primeiras idéias que vêm à mente é a agenda. Este objeto é frequentemente vinculado ao profissional de secretariado, entretanto o ritmo do dia-a-dia e o número de atividades que surgem durante a semana obrigam todos os profissionais a utilizarem uma agenda.
A agenda é tão versátil que permite ao profissional desde o registro de compromissos, viagens e atividades até anotação de datas especiais de familiares, amigos e parceiros profissionais. Entre as vantagens em utilizar a agenda podemos listar o cumprimento de prazos e horários, melhor organização de tarefas que devem ser executadas no cotidiano, melhor planejamento de ações e maior otimização do trabalho de modo geral.
Para profissionais com atividades intensas o ideal é utilizar uma agenda com marcador de página e com indicação de horário, a fim de facilitar a execução das tarefas exigidas para o dia. Já para profissionais com atividades rotineiras e que ocupam cargos que exigem menos compromissos e horários marcados, pode-se colocar tudo o que precisa ser realizado em forma de lista na página do dia em questão.
Portanto, não há segredo em utilizar uma agenda. O mais importante é ter a agenda como instrumento de apoio e planejamento. Com organização a utilização da agenda se torna bem simples.