Como cultivar parcerias
Olá, mundo!
Tema de grande importância na ordem corporativa atual, firmar parcerias pode ser uma atitude estratégica de peso para sua empresa. Relações profissionais momentâneas podem render grandes parcerias no futuro. Infelizmente nem todos os empresários ou executivos possuem esse olhar sobre a parceria.
Eu poderia listar uma série de maneiras para cultivar parcerias potenciais, mas vou colocar cinco. Acredito que esses atalhos ajudarão os empreendedores a entender como nascem e se estabelecem parcerias de sucesso. Atenção às principais características dos relacionamentos:
- Identificar profissionais de competência – Aprenda a perceber os profissionais ao seu redor, das mais diversas áreas. Eles podem ser excelentes clientes, fornecedores ou concorrentes no futuro;
- Relacionar-se de forma profissional com amigos – É muito comum amigos nossos iniciarem seus negócios. Porém, enquanto você estiver representando a sua organização, trate-os de maneira bastante profissional;
- Saiba de que maneira profissionais ou organizações que já trabalharam com ou para sua empresa podem colaborar em projetos futuros. Essas pessoas provavelmente estarão desenvolvendo outras habilidades;
- Atualize seu banco de dados – Profissionais competentes e referências em determinadas áreas devem permanecer como contatos importantes e você nunca deverá perdê-los de vista;
- E, por fim, seja empático – Aqui voltamos ao mais básico princípio de todos. Negocie com outros profissionais e organizações como gostaria que negociassem com você. Seja flexível e tenha a mente aberta a sugestões.
Essas dicas podem parecer muito óbvias. Sim, elas são. Mas leia com mais atenção e torne-as verdadeiras atitudes no seu dia-a-dia corporativo.
Por Marcela Conceição
Muito bons seus artigos, receba meus cumprimentos pela iniciativa, vamos trocar informação e conceitos
Olá, Nilton!
Primeiramente muito obrigada por visitar meu site! Espero que você aproveite os artigos e todas as informações lá postados.
Estou à disposição para trocar informações na área de carreira, secretariado, gestão de pessoas e negócios, bem como compatilhar conhecimento com outros profissionais, pesquisadores e acadêmicos.
Um grande abraço,
Marcela Conceição