Blog

Como posso virar minha chave?

Você está diante de seu computador e absorto em pensamentos distantes, imaginando como seria sua vida dos sonhos. E de repente o telefone toca, um e-mail chega e você se dá conta de que esta não é a realidade que você desejaria. E você chega a uma conclusão: não está satisfeito com seu estado atual.

Tudo ao redor aumenta o nível de estresse: as notícias ruins sobre a pandemia, a situação política, a situação econômica e os números sobre a sociedade só pioram. Você fica perdido em meio a tanta informação e não faz a mínima ideia de como vai reagir a todo esse bombardeio…

As previsões dos especialistas não são tão boas e seu estado de espírito não é dos melhores e você fica sem saber quem ouvir, em quem acreditar. Não está sendo fácil, não é? Acredite, eu sei bem como é essa sensação. Já estive aí do outro lado, na situação em quem você se está. Minha família passou por crises internas graves por má gestão, por falta de planejamento e por confiar nos cenários externos.

Este foi nosso erro número 1: confiar na “estabilidade” do cenário externo. E nada como os erros para que possamos aprender com eles. Hoje eu posso garantir a você que lê este texto que o segredo da virada de chave é a autogestão, é a nossa capacidade de construir as oportunidades que queremos para nossas vidas.

Em quase 15 anos de experiência profissional eu garanto a vocês: nosso erro primário é buscar uma empresa que nos ofereça um plano de carreira. Quem cria o plano de carreira é você, com auxílio de profissionais com vivências, práticas e boas lições para compartilhar. Dois exemplos ricos que eu posso compartilhar trazem exemplos de como a nossa atitude contribui mais a nosso favor do que uma carta de recomendação.

O primeiro grande exemplo é sobre como ter um blog em 2009 me ajudou a conquistar uma uma vaga de emprego em um dos maiores bancos privados do Brasil. O outro exemplo é como produzir conteúdo em vídeo e sustentar um canal no YouTube me fez ser contratada por uma instituição de ensino superior a distância para ser professora na modalidade EaD.

Ou seja, entenda que você é quem define seu futuro, seus caminhos. E para fazer isso com conforto e segurança, você precisa ter pessoas para ajudarem você a trilharem este caminho. Esta é a representação do mentor, aquele que já percorreu parte dessa jornada e, agora, quer contribuir para você tenha mais tranquilidade para trilhar a sua.

Já pensou em quem pode ser seu mentor na pós-pandemia?

Marcela Brito é cofundadora da Iventys Educação Corporativa, Treinadora de Mentores licenciada da Global Mentoring Group, mãe da Elisa, esposa do Victor, filha, amiga e uma mulher de fé

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021