Trilhas: o produto do mestrado
Muitas pessoas tem dúvidas sobre cursar ou não uma pós-graduação stricto sensu, ou seja, mestrado ou doutorado, cujo foco é tornar você especialista em uma área do conhecimento. Eu era uma dessas pessoas que não sabia se essa jornada era para mim.
E por muito tempo acreditei que enquanto não houve uma nova perspectiva da Academia sobre a forma de produzir o saber científico, mais traduzível ou aplicável à vida real, eu mesma não me sentia pertencente a esta comunidade.
Em 2018, o Instituto Federal de Brasília lançou edital para o primeiro Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Distrito Federal, um programa em rede, realizado em todo o Brasil. Pronto, ali pela primeira vez em 10 anos, me senti impulsionada a retornar à Academia. Mas, Marcela, o que é educação profissional e tecnológica?
Para começar, a educação profissional e tecnológica é uma modalidade de ensino da educação básica que atua na formação inicial, cursos técnicos, ou seja, na proposta de aprendizado de um ofício. Nesta modalidade eu tive que desenvolver a minha pesquisa e pensar em um problema para investigar.
Então, o programa me mostrou que era possível incorporar minhas vivências e minha verdade à pesquisa. E então eu percebi que era minha oportunidade de apresentar a mentoria como uma ferramenta na formação escolar que pudesse auxiliar os estudantes das modalidades de Secretariado (minha formação na graduação) a ingressarem no mundo do trabalho, a partir de uma perspectiva de autonomia e protagonismo.
E dessa jornada incrível o mestrado demandava como requisito a elaboração de um produto educacional. E neste caso uni duas paixões: a mentoria e o podcast, que depois de 10 anos eu voltei a produzir. E assim nasceu o podcast Trilhas, disponível no Spotify, Anchor, Google Podcasts, Apple Podcasts e mais outras plataformas de audição.
Para você entender mais dessa jornada, acesse o 12º episódio do podcast, que encerra a primeira temporada. O podcast nasceu como um recurso que se pretende ser colaborativo e um fio condutor entre a formação escolar e o ingresso no mundo do trabalho. Nunca me senti tão orgulhosa de um trabalho e por esta razão quero tanto dividir isso com todos vocês!
Aguardo feedback!
Marcela Brito é cofundadora da Iventys Educação Corporativa, Treinadora de Mentores licenciada da Global Mentoring Group, mãe da Elisa, esposa do Victor, filha, amiga e uma mulher de fé