Blog

Por que você NÃO deve fazer mentoria?

As pessoas desejam ardentemente mudança em suas vidas. Eu desejo, você também. É isso que todos pedem silenciosamente quando o ano magicamente terminar e um novo começa. E a cada ano que passa percebemos como anda todo mundo errante, perdido em meio à multidão, seguindo tendências, modismos, sem chegar a lugar nenhum.

É neste contexto que surge a figura do profissional que se dispõe a orientar e auxiliar as pessoas por meio de processos como o coaching, o mentoring e a consultoria de carreira. Mas, afinal de contas, para que você precisa de alguém para ajudar você a enxergar o que você não consegue mais?

E se eu te desse boas razões para você NÃO buscar a mentoria como meio de desenvolvimento, será que você iria gostar? Antes de mais nada o meu objetivo é ser honesta com você, portanto, você só lerá verdades, mas elas nem sempre são suaves. Está preparada(o)? Vamos nessa, então!

  1. Identidade: antes de mais nada fazer um processo de mentoria obriga você a confrontar a si mesmo. Com qual frequência você pára e pensa em quem você é, no que está fazendo, em como está se relacionando com as pessoas e na imagem que transmite? Se você não quer ter uma identidade para você, sugiro que nem ouse começar um processo de mentoring.
  2. Clareza: se você está feliz na ilha da fantasia que você criou para se isolar dos problemas, fingindo que está tudo bem, hum… realmente a mentoria vai ser um calo no seu sapato. A mentoria traz a você a necessidade de você enxergar as coisas como elas realmente são. E isso é doloroso o suficiente, portanto, se você prefere não viver a verdade da sua vida e das coisas, não faça mentoria!
  3. Maturidade: por si só ter um mentor força você a tratar sua vida e suas questões com amadurecimento, lembrando que você já não é mais aquela criança que será eternamente amparada pelo papai e pela mamãe. A mentoria obriga você a assumir o comando da sua vida e de tudo o que a envolve. Isso significa que tudo, absolutamente tudo que acontecer será de sua exclusiva responsabilidade. Compreender isso é revelador e tira você desse lugar fofinho e quentinho no qual você se instalou que, vulgarmente, é chamado de zona de conforto.
  4. Resultado: eu sei que você está aí, bem de frente pro seu black mirror, acompanhando aqueles que alegremente compartilham suas conquistas e seus resultados positivos em 2019. É a hora da verdade, é hora do balanço geral. Quem plantou, está colhendo. Mas, para quê, não é? Estudar tanto… tantos cursos caros, e você lembra de quantas vezes um amigo convidou você para fazer aquele curso. E você sempre deixava para depois… e o depois não chegou. Ah, mas não tem problema, depois que você pular as 7 ondas na praia, tudo vai ser diferente e o ano novo será próspero e todas as oportunidades vão cair no seu colo. Se você tem esta mentalidade, definitivamente a mentoria não foi feita para pessoas como você.

A mentoria é feita para pessoas que estão inconformadas, que não acreditam mais nas histórias bonitinhas de virada de ano, ou ainda que sempre haverá uma nova oportunidade se você perder uma…

A mentoria NÃO é indicada para pessoas que estão felizes em sua inércia e indispostas a investir tempo, energia e recurso financeiro no próprio crescimento. A mentoria não foi feita para as pessoas que não querem conhecer o novo, que não querem acreditar que podem ser melhores do que são, que não esperam nada melhor e acreditam que as coisas são… simplesmente como elas são…

A mentoria é para quem sabe que sempre pode ficar melhor e acredita que só sua disposição e seu movimento podem gerar os resultados necessários para tornar a distância entre o sonho e a realidade nula.

361/365

Marcela Brito sou eu: muitas mulheres, muitas facetas, uma só identidade. Alguém com missão, paixão e coragem.

www.facebook.com/MentoraMarcelaBrito
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelascbrito
Youtube: Marcela Brito Mentoria

Em 2019 celebramos 10 anos de blog!

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021