O combustível das realizações
Amig@ leitor(a),
Muitas pessoas me perguntam constantemente: “como você consegue?”. Simples. Quem conhece mais no íntimo minha história e minha jornada compreendeu que eu, de forma natural conquisto o carinho, adesão e colaboração de familiares, amigos e colegas no que poderia chamar de atuação em rede.
Se você avaliar um cenário no qual um casal com uma criança em uma cidade que não é a sua de origem, sem familiares morando perto, precisa fazer seu trabalho, imagina que seria desafiador o suficiente. Ok, você pode dizer: “ah, vocês poderiam contratar eventualmente babás ou outro profissional para resolver algumas situações”. Sim, poderíamos, mas não queremos.
Então, para que tudo flua como desejamos, sem causar maiores impactos à vida daqueles que estão diretamente envolvidos em nossas decisões, precisamos contar com o apoio genuíno e voluntário de quem nos deseja bem. E assim eu tenho atuado com meu marido, que mais que amigo, amante e cúmplice é meu mais incrível parceiro de negócios (minha rede começa a partir dele).
Para que as coisas deem certo em casa, é com ele que conto para tudo e com quem tomo as decisões mais críticas. Depois temos o apoio das avós maravilhosas que Elisa tem. As nossas mães sempre se colocam abertas e disponíveis caso precisemos. Além de ser uma forma de estarmos mais pertinho e recebermos seu afeto, amor e companhia, são as pessoas mais confiáveis nos momentos de ausência de nossa parte, caso seja necessário.
No trabalho, desenvolvi uma relação de parceria e cumplicidade com minha colega de trabalho, a partir de empatia e solidariedade, que no ambiente no qual estamos inseridas estão cada vez mais raras. E assim, nossa relação tem sido de ganha-ganha e nossa união e parceria é nossa base e força de resistência contra a cultura top down e verticalizada da empresa.
No mestrado, que chega à sua metade no fim deste mês, conquistei o carinho e apoio dos colegas de turma, especialmente os da linha de pesquisa e, em meio a tantas coisas para finalizarmos, tenho a alegria de contar com a amizade e participação ativa de todos. Tem sido muito bom!
Para quem tinha realmente interesse em entender como é possível fazer tantas coisas paralelas darem certo, este é apenas um aperitivo. Trabalhar em rede é uma das formas, mas é a maneira que combina comigo e como eu entendo que um trabalho pode funcionar bem sem grandes impactos negativos. Como você trabalha para fazer as coisas darem certo?
166/365
Marcela Brito sou eu: muitas mulheres, muitas facetas, uma só identidade. Alguém com missão, paixão e coragem.
www.facebook.com/MentoraMarcelaBrito
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelascbrito
Youtube: Marcela Brito Mentoria
Em 2019 celebramos 10 anos de blog!