O desafio de escrever um projeto de pesquisa
Amig@ leitor(a),
Esta semana tive que entregar à banca de qualificação o meu projeto de pesquisa. É sempre difícil. Parecia estar tudo sob controle e até estava, mas controle não combina com processo… combina com projeto, combina com planejamento.
O projeto nasceu ainda no semestre passado, com a produção do pré-projeto, um documento acadêmico no qual esboçamos nossa intenção de pesquisa, nosso público-alvo, pergunta-problema, objeto de pesquisa e apresentamos uma proposta metodológica para realizarmos a nossa desejada pesquisa.
Tudo fluiu muito bem até as portas começarem a se abrir e as possibilidades infinitas de abordagens também. Era mais que um caminho e isso começou a me angustiar e o mosquitinho do perfeccionismo me picou. E eu me dizia o tempo todo “se me propus a fazer este mestrado, tem que ser com excelência!”.
Meu orientador acompanhou o processo, me deixou bastante livre para construir o projeto da forma como concebi e estranhamente não demonstrava preocupação, inclusive porque ainda em abril agendou a qualificação. E cá estou eu, finalizando o projeto que para mim já estaria finalizado a esta altura, porém muito envolvida, feliz, ansiosa e desejosa por poder ir a campo logo. Será que já são os sintomas de um pesquisador se manifestando?
Aguardem, minha defesa já está agendada. E o dia? 26/06/2019, a data do meu nascimento, a data do nascimento do blog e será a data do nascimento de uma pesquisa na área de ensino?
158/365
Marcela Brito sou eu: muitas mulheres, muitas facetas, uma só identidade. Alguém com missão, paixão e coragem.
www.facebook.com/MentoraMarcelaBrito
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelascbrito
Youtube: Marcela Brito Mentoria
Em 2019 celebramos 10 anos de blog!