Se você não assumir sua identidade, você não conseguirá progredir
Amig@ leitor(a),
As pessoas buscam resultados diferentes mantendo o mesmo estilo de vida, circulando entre as mesmas pessoas e apegadas às mesmas velhas e viciantes coisas que nunca agregaram. Anseiam pela tal mudança e não movem um passo em confronto à sua própria zona de conforto.
A má notícia é que não basta ter coragem apenas para perseguir os sonhos e fazer o seu melhor e todo esse nosso papo motivacional. O mais difícil (e a principal razão da manutenção do status quo) é não assumir de fato quem se é.
Ontem, ainda, conversando com meu guru, amor, amigo e mentor, vulgo marido, falávamos sobre a falta de dignidade nossa (inerente ao ser humano) de não mostrar quem se é de fato. Porque quando mascaramos nossa verdadeira identidade roubamos de nós a liberdade e as muitas possibilidades de sermos quem somos. Entretanto, o pior é o que roubamos dos outros quando agimos dessa forma.
Falávamos das minhas avaliações nos processos de mentoria e o quanto algumas pessoas atingiam níveis altos em pouco tempo e com menos recurso do que outras e compreendia que é pela honestidade, em primeiro lugar, consigo mesmas. Quando alguém estabelece um compromisso com o outro sem ser assertivo e sem estar seguro sobre sua decisão, mais do que travar a sua vida, ele rouba um tempo do outro (e isso é inadmissível).
Você tem direito de usar seu tempo o quanto quiser, todavia precisa ter cuidado com o espaço do outro. Se você não tem plena convicção do que almeja, então é melhor reservar um tempo para meditar sobre a possibilidade de manter suas máscaras ou se prefere enfrentar seus medos, dores e confrontar sua identidade. É assustador pensar que alguém possa viver não sendo honesto consigo mesmo. Mas em nossa sociedade é o tipo de gente que mais existe.
A coragem de aceitar a si mesmo é o caminho para viver em paz e, como diria Cortella, para morrer em paz também. De que forma você será lembrado depois que partir?
140/365
Marcela Brito sou eu: muitas mulheres, muitas facetas, uma só identidade. Alguém com missão, paixão e coragem.
www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelascbrito
Youtube: Marcela Brito Mentoria
Em 2019 celebramos 10 anos de blog!