O sentido do trabalho
Amig@ leitor(a),
Maio começa hoje e assim nos aproximamos do meio do ano, que até dias desses era novo. Hoje é feriado do Dia do Trabalho (ou do Trabalhador)? Lembrei-me de um professor de História no Fundamental que costumava problematizar que para os liberais é o Dia do Trabalho e para o proletariado, é o Dia do Trabalhador.
Tanto faz. O importante falarmos hoje é o sentido que o trabalho tem em sua vida. Em nossa cultura o trabalho se tornou meio para algo, que quase nunca é nossa realização plena. “Mas Marcela, o trabalho permite que a gente compre casa, carro e viaje de férias!”. Sim, é o resultado do contrato de trabalho, no qual vendemos nossa força de trabalho física e intelectual. Porém, este conhecimento, este esforço, consegue ser convertido para que nós possamos conquistar o algo a mais?
Para Marx, o trabalho é o meio da realização humana. O homem não é, ele se torna por meio do trabalho. O trabalho é o processo transformador da natureza bruta. Para Marx é justamente aí que nos distanciamos dos animais. Nós conseguimos transformar a natureza. A educação e o trabalho devem estar intrinsecamente ligados, porém nem sempre é o que acontece. Nossa educação nos forma para o trabalho e não pelo trabalho.
Educar pelo trabalho é compreender que educação e trabalho são duas faixas na mesma estrada e que precisam caminhar juntas durante toda a trajetória de uma pessoa. Em algum momento da História isso mudou. E o que temos no cenário social atual é um efeito manada. As pessoas são forjadas para o mercado de trabalho sem se darem conta do papel que sua força possui.
O trabalho pode ser libertador e um ato de realização em si a partir de quando se projeta na transformação, na criação de algo novo ou melhoria de algo preexistente. Quando não compreendemos a importância de nossa atuação, o trabalho se torna algo distante de nós, algo que não nos pertence. É o ápice de nossa objetificação. Vendemos não só a força de trabalho, como também a alma para os detentores dos meios de produção.
Superar a alienação do trabalho só será possível por meio do resgate do sentido do trabalho pela classe trabalhadora, a fim de que possa assumir sua posição.
E para você, qual o sentido do trabalho?
121/365
Marcela Brito sou eu: muitas mulheres, muitas facetas, uma só identidade. Alguém com missão, paixão e coragem.
www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelascbrito
Youtube: Marcela Brito Mentoria
Em 2019 celebramos 10 anos de blog!