Ficar sozinho pode ser perigoso! Você pode viciar…
Amig@ leitor(a),
Experimentar a introspecção nos momentos que você precisa focar no que é importante e realizar entregas que terão resultado positivo para outras pessoas traz paz e revela muitas questões de vida.
Atualmente estou em um momento de muita produção, de textos, leituras, reflexões, confrontos entre as minhas verdades e as verdades dos outros e o caminho do meio. É o período de reconciliação com a ciência e os saberes acadêmicos, numa mágica e envolvente dança, na qual sou protagonista e coadjuvante.
Tudo isso tem feito com que minha responsabilidade se intensificasse e eu entendi que era o momento de silenciar por fora para falar por dentro. Ouvir o que eu digo, ouvir meus pensamentos, revisitar minhas reivindicações, minhas pautas, minhas crenças e meus valores.
Não sei quando esse período terminará, no entanto, ele trará pérolas e tesouros que não ficarão comigo apenas, serão distribuídos, deixarão marcas positivas (conforme intencionei). O que fazemos bem por nós fazemos ainda melhor para os outros.
A clareza vem no exato instante de silêncio, de pausa, de observação. Nunca estive tão introspectiva e nunca estive tão em equilíbrio como estou agora. Eu percebo tudo, as pessoas, suas intenções, suas ações e suas personas. Todos temos personas. O problema é quando a persona se torna maior, se torna a essência e as pessoas pensam que a persona é real.
No final do processo de mentoria de Sueli Carlos, minha querida e admirável mentorada angolana, ela mencionou que não é capaz de se relacionar com alguém que só pode ser admirada por atributos profissionais e cujos atributos pessoais não interagem com o profissional…
Confesso que eu descobri que também não. O homem não é, se torna, se faz pelo fruto de sua interação com a natureza…* Se sua interação não é real, ele próprio não o é.
Como tem sido suas relações? Reais ou fabricadas?
*menção conceitual a Karl Marx e Lev Vygostky.
107/365
Marcela Brito sou eu: muitas mulheres, muitas facetas, uma só identidade. Alguém com missão, paixão e coragem.
www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelascbrito
Youtube: Marcela Brito Mentoria
Em 2019 celebramos 10 anos de blog!