Rasteiras… como lidar?
Amig@ leitor(a),
Uma das perguntas que mais me fazem é a respeito de lidar e superar as rasteiras que levamos no ambiente profissional, seja ele qual for. Você pode ser da equipe, o líder, o fornecedor, o cliente e o empreendedor. Não importa, em algum momento alguém vai fazer você de bobo.
E o que eu tenho a falar sobre isso? Bem, as primeiras vezes em que isso acontece dá um embrulho no estômago, um misto de raiva, indignação, tristeza e, por fim, profunda decepção. Especialmente quando alguém age de uma maneira que você jamais agiria.
Acontece que olhando de perto vê-se que Freud tudo isso poderia explicar. A conduta de má fé de pessoas encontra explicação no vazio que as consome e que somente elas podem resolver internamente. Existem medos, decepções e culpas que elas sentem e não admitem sentir por entender que isso as torna frágeis e vulneráveis. E lá estamos nós aqui falando de novo de vulnerabilidade.
Estamos na era em que a vulnerabilidade é para os fracos. Certo? Certo, mas está errado pensar assim. Bloquear nossa vulnerabilidade nos torna distantes, inacessíveis e artificiais. Você é efetivamente o que você se torna após levar uma maldita rasteira de alguém que se considera safo demais, estratégico demais e frio demais. Eu estou caminhando rumo à antifragilidade, ou seja, quanto mais apanha, mais forte fica. Se você não conhece, este é um conceito novo e interessante que deve ser estudado, absorvido e aplicado constantemente. Acesse o link https://pt.wikipedia.org/wiki/Antifr%C3%A1gil:_Coisas_que_se_Beneficiam_com_o_Caos e descubra mais sobre o autor que tornou o conceito conhecido, Nassim Nicholas Taleb.
Parece fácil dizer isso, mas acredite, a gente cresce, supera e aprende a ganhar até dinheiro com isso. É sério! É um livro que você escreve lembrando de pessoas que afirmaram que você jamais escreveria, é um curso sobre um tema que você conhece e que pessoas riam de você dizendo que ninguém se interessaria. São pessoas que desdenharam de seu trabalho e, tempos depois, tornam-se clientes. Seja antifrágil!
No fundo, não há muito o que fazer por quem aprendeu que essa é a forma mais rápida de crescer (pisando e se deleitando com a dor alheia), porém há muito a fazer dentro de você com isso. Seja como a flor de lótus e embeleze o limo. Você pode!
015/365
Marcela Brito sou eu: muitas mulheres, muitas facetas, uma só identidade. Alguém com missão, paixão e coragem.
www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelascbrito
Youtube: http://www.youtube.com/marcelasconceicao
Em 2019 celebramos 10 anos de blog!