A ousadia de dizer NÃO
Amigos leitores,
Outro ano começa trazendo a oportunidade de pensarmos no que vamos priorizar. Cada um faz suas escolhas e embora seja doloroso, dizer NÃO deve ser um exercício constante. Quantos SIM você tem falado pensando no bem estar do outro, sem considerar o impacto que o seu SIM pode gerar a você mesmo?
Parece egoísta, entretanto, toda decisão deve ser tomada levando em conta o que isso causará a você. Muitos SIM que dizemos aos outros representam NÃO a nós mesmos e isso é totalmente injusto. Dizer não de forma concisa, elegante e firme, embora no primeiro momento possa trazer aborrecimento e sentimentos contrários da outra pessoa em relação a você, com o tempo se transforma em respeito.
Dizer não é a maior prova de franqueza e transparência que se pode dar a alguém. Ser honesto e não se comprometer com aquilo que não se pode cumprir é prova de força e dignidade. Que tal este ano começar com o é direito? No afã de ajudar os outros, de pensar primeiro nos outros, enfiamos os pés pelas mãos e acabamos atrasando a própria vida.
Você somente será capaz de ajudar efetivamente outras pessoas quando der a elas, também, a oportunidade de buscarem soluções para seus próprios problemas. Toda família tem alguém que nunca está bem financeiramente. Sim, vou logo dar exemplo de dinheiro porque é o maior calcanhar de Aquiles do brasileiro. Eu venho de uma família problemática com essa questão e vejo de perto o drama de outras com esse mesmo desafio.
Geralmente a pessoa que sempre está nesta situação passa por isso há muito tempo. O que acontece? O “fraco” da história, na realidade, é o FORTE, porque ele consegue mobilizar todo mundo ao seu redor para resolver sua situação sem que faça muito esforço. Às vezes é um dinheiro, outras vezes um serviço, um favor. E dessa maneira, ele passa a vida tendo alguém para lhe respaldar.
Portanto, da próxima vez que se sentir compassivo em relação a um amigo ou parente em aparente situação de vulnerabilidade em alguma área, analise antes se você pode, de fato, ajudar esta pessoa. Porque se você ajuda a todos, em algum momento não terá recursos salvos tampouco energia para cuidar da pessoa MAIS importante da sua vida: VOCÊ!
Este é o ano de SE priorizar. É o que decidi, definitivamente, fazer! Quem está comigo?
004/365
Marcela Brito sou eu: muitas mulheres, muitas facetas, uma só identidade. Alguém com missão, paixão e coragem.
www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelascbrito
Youtube: http://www.youtube.com/marcelasconceicao
Instagram: @marcelascbrito
Em 2019 celebramos 10 anos de blog!