Blog

Como ressignificar a liderança

Amigos leitores,

“It’s a bright June Afternoon, it never gets dark | Wah-Wah! Here comes the sun” (June afternoon, Roxette)

Há um ano eu iniciava uma jornada fascinante na contagem regressiva rumo aos meus tão esperados 30 anos de idade. Naquele primeiro de junho eu me realizava, eu me revelava, como ser humano, como mulher, como todas as mulheres que habitam meu ser. Ao decidir me permitir ser fotografada como a mulher maravilhosa que eu resolvi aceitar que sou, encontrei outras mulheres maravilhosas nesse processo: as melhores, as que tornam o belo perceptível, ao alcance das mãos. A ideia do ensaio era apresentar um processo de empoderamento humano e feminino e, assim, empoderar as mulheres que caminham comigo e que me conhecerão até o fim dos meus dias nesta Terra.

Ah, junho, você sempre começa com um ciclo importante na minha trajetória. Hoje estou de repouso, há dias sem voz, sem demais sinais de gripe, virose ou coisa que o valha. Fui calada por algo fisiológico, sobrenatural ou seja lá outro motivo que tenha pairado sobre meus pensamentos. Não interessa o que tenha sido. Ainda tenho minhas mãos, minha mente inquieta, meu sorriso, meu olhar. Amo a comunicação porque ela nos dá possibilidades. Falar é nada mais que uma das expressões dessa tal comunicação. E eu falo por palavras, pela minha história e pela minha intensidade. Junho é o meu mês e quero que vocês sejam bem-vindos a ele!

Os trinta anos me ensinaram algumas coisas e uma delas é a de que devemos ter reserva de tudo o que for possível nesta vida: recursos financeiros, alimentos, combustível (especialmente pela situação que estamos vivendo), textos e vídeos. Portanto, o vídeo de hoje no canal foi gravado na última semana e, graças a este planejamento, poderei seguir meu cronograma de postagens de vídeo no canal, apesar de estar sem voz.

O vídeo de hoje está especial e fala sobre os atributos que podemos destacar e exercitar na liderança e que podem ressignificá-la. Vamos conhecê-los?

1º atributo a ser fortalecido: sua presença como líder deve ser constante e deve transmitir segurança e estimular a autoconfiança do time. Ter a pessoa de referência próxima empodera a equipe e gera, naturalmente, autonomia nos membros.

2º atributo a ser fortalecido: acompanhamento, avaliação e controle. O líder precisa monitorar as atividades e os trabalhos da sua equipe, as pessoas se desanimam e passam a não assimilar de maneira imediata o propósito do grupo.

3º atributo a ser fortalecido: identificação do grupo com o líder. A liderança requer identidade. A figura do líder deve expressar os valores e os objetivos pelos quais todos devem pautar seu trabalho. Caso contrário, a liderança se torna frágil e perde influência positiva sobre sua equipe.

Não deixe de conferir o vídeo de hoje lá no meu canal no YouTube, que foi retomado há duas semanas com carinho, conteúdo e muita coisa boa a ser compartilhada. Vídeos semanais, sempre publicados às sextas-feiras, para inspirar o seu final de semana!

Link para o vídeo: https://youtu.be/qQ2EAVu_ScU

Um super beijo e até o próximo texto!

153/365

Marcela Brito sou eu: muitas mulheres, muitas facetas, uma só identidade. Alguém com missão, paixão e coragem.

www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelascbrito
Youtube: http://www.youtube.com/marcelasconceicao
Instagram: @marcelascbrito

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021