Crescer na tempestade
Amigos leitores,
Existe um ditado popular que diz que depois da tempestade vem a bonança. Vocês devem conhecer ou, ao menos, já ouviram falar. Porém, vivemos tempos muito difíceis em todos os aspectos, tanto do sistema que faz a roda do mundo girar, quanto da natureza humana. E nunca foi tão difícil fazer um negócio prosperar, fazer algo acontecer e, pior: fazer as pessoas crerem no que você tem a oferecer. Quem nunca se sentiu assim nos últimos anos?
O jeito é buscar crescimento neste ambiente, não há outra saída. Você ingressa em uma empresa e ouve das pessoas mais antigas que “antigamente era melhor”, “antigamente tinha benefícios”, “este era o melhor emprego do mundo”. O que isso significa? Eu moro na capital federal do país, onde a identidade foi totalmente construída com base na sede dos serviços públicos. E este quadrado, então, passou a atrair gente do país todo que busca estabilidade profissional por meio do ingresso em carreiras do serviço público.
Mas os profissionais que ingressam nesse cenário atualmente, dependendo do poder, nem sempre gozam dos mesmos benefícios de outrora e, ao contrário, encontram ambientes de trabalho adversos e hostis muitas vezes. Não é fácil crescer neste contexto. O que fazer, então?
O jeito é crescer na tempestade mesmo! Não se sabe quando a maré negativa vai passar no país, mas somos um país imenso, cheio de recursos e somos, por natureza, um povo que sabe se virar bem. Percebam: sabemos “nos virar” e isso tem sido nossa grande marca ao longo dos séculos. Pela primeira vez temos a oportunidade de planejar o futuro, com base em todas as dificuldades vividas no presente. Nunca foi tão difícil se manter longe de endividamento, adquirir um imóvel ou oferecer regalias a toda a família.
Mas o sonho ainda não acabou e, embora seja muito mais complexo, este é o momento de usar estratégias totalmente humanas para alcançarmos algum êxito naquilo que fazemos. Buscar estar perto das pessoas que podem nos ajudar, ampliar nossa capacidade de comunicação e relacionamento, aprender por meio das opções diversas de cursos a distância ou semipresenciais.
Temos a grande chance de mudar e moldar o que sempre idealizamos quando se fala em futuro. Conhecimento, educação, relacionamento e atitude são as chaves para o crescimento nesta tempestade que parece não estar muito perto do fim. Que tal experimentar fazer algo por você?
93/365
Marcela Brito sou eu: muitas mulheres, muitas facetas, uma só identidade. Alguém com missão, paixão e coragem.
www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelascbrito
Youtube: http://www.youtube.com/marcelasconceicao
Instagram: @marcelascbrito