Blog

Sobre ressurreição e legado

Amigos leitores,

O dia de hoje traz uma simbologia sobre um fato histórico que para os cristãos representa um dia muito importante. A ressurreição tem mais impacto emocional do que o nascimento porque sob condição humana, quem consegue renascer? Sob o ponto de vista filosófico, temos muitas formas de fazer isso acontecer. Por exemplo, quando decidimos escutar com carinho a opinião de outras pessoas e até cogitamos mudar nossa própria opinião, ou quando decidimos perdoar alguém que tenha testemunhado contra nós injustamente. São exemplos do dia a dia, porém que dizem muito sobre o que se celebra no dia de hoje.

A sociedade moderna se centra no consumo de chocolates como símbolo capitalista da Páscoa, no entanto, o que estamos ensinando às crianças? A celebração da Páscoa, para os cristãos, significa lembrar que somos livres porque nossa dívida já foi paga por Jesus. Sob o ponto de vista da História, Jesus é considerado um dos maiores líderes que já pisaram na Terra, junto com Gandhi, Martin Luther King entre outros.

O psiquiatra e escritor beste-seller Augusto Cury estudou a mente de Jesus e seus comportamentos nos anos que viveu na Terra em condição humana. E eu confesso que foi esse estudo dele que fez eu me apaixonar ainda mais pela trajetória de Cristo. Eu nunca me esqueço de um dos trechos da Coleção sobre a Mente de Cristo, no livro “Mestre do Amor”, quando Cury menciona que a vinda de Jesus à Terra foi exatamente para mostrar que todos nós, apesar de sermos seres suscetíveis a erros e fragilidades, também podemos alcançar o nível de maturidade emocional e comportamental que o próprio Jesus testemunhou ao longo de sua vida.

No dia de hoje, que tal encararmos a Páscoa como uma passagem constante de um estado de fragilidade a um estado de evolução. Podemos ser melhores o tempo todo, muito mais do que acreditamos conseguir. Sempre há um nível maior a ser conquistado e possível de ser vivido no campo emocional e comportamental. A humanidade é infinitamente capaz de ser melhor do que tem demonstrado nos últimos tempos.

Jesus deixou como legado tudo o que tinha: amor e paz. Isso mostra que existe algum desajuste na conduta que manifestamos nos dias de hoje. Tudo o que vemos é uma tentativa incansável de mostrarmos que temos, temos e temos (dinheiro, acesso a lugares exclusivos, conhecimento e beleza). Jesus não tinha veículo, patrimônios, não andava com vestes de luxo, tampouco tinha moedas de ouro, mas transformou toda a história da humanidade e seus ensinamentos equilibram o caos da nossa vida contemporânea em busca sempre de refrigério, paz e amor. No fundo, é só o que necessitamos.

Que tal renascermos todos os dias e permitirmos que essas lições do Jesus vivo prevaleça em tudo o que somos e temos?

91/365

Marcela Brito sou eu: muitas mulheres, muitas facetas, uma só identidade. Alguém com missão, paixão e coragem.

www.facebook.com/SecretariadoIntercultural
br.linkedin.com/in/marcelabrito
www.twitter.com/marcelascbrito
Instagram: @marcelascbrito
Youtube: http://www.youtube.com/marcelasconceicao
Instagram: @marcelascbrito

Comentários (0)

Deixe um comentário

Marcela Brito - 2009-2021